
Lisboa, 25 Out (Inforpress) – Cerca de 100 mulheres de vários países e áreas profissionais da lusofonia reuniram-se hoje em Lisboa (Portugal), no evento “Mulheres Lusófonas em Acção”, para reflectirem sobre a liderança e empoderamento feminino.
Em declarações à Inforpress, a terapeuta Vera Nereu, da Associação Cabo-verdiana de Lisboa (ACL), que organizou o evento, avançou, que o mesmo serviu, igualmente, para que mulheres que alcançaram os seus sonhos a nível profissional pudessem partilhar um pouco sobre a sua jornada de superação e sucesso.
Conforme lembrou, pretendem mostrar às outras mulheres que estão a passar por dificuldades e pensam em desistir, que as que hoje alcançaram sucesso, em várias áreas, também passaram por estas dificuldades e desafios.
Perante tudo isso, instou as mulheres com ideias de negócios, que querem empreender e estudar, que assim como estas mulheres que hoje inspiram, para não deixarem de sonhar, de trabalhar, de lutar e realizar, apesar das dificuldades e mesmo que tenham de cuidar dos filhos, da casa, do marido e dos familiares.
“Este evento é para mostrá-las que, apesar das dificuldades que estão a viver no dia-a-dia, há um apoio entre nós as mulheres e que é possível contar umas com às outras. Este tipo de espaços e eventos permite-nos reunir e mostrar que muitas [mulheres] já passaram por estas dificuldades e desafios e alcançaram os seus sonhos”, afirmou a membro da ACL, com actuação na área do desenvolvimento pessoal.
Na ocasião, Vera Nereu pediu as mulheres para insistirem nos seus sonhos e para não perderem tempo com mágoas, reclamações e queixinhas.
Esta é a primeira edição do evento, mas a organização, segundo avançou, prevê outras edições desta iniciativa que quer inspirar e empoderar as mulheres na diáspora.
Durante o evento foram debatidos temas como “a fórmula de sucesso de uma mulher imigrante” e “as cinco maiores lições de uma mulher bem-sucedida”.
O evento, que decorreu nas instalações da ACV, contou ainda com debates, exposições de produtos e serviços e muito ‘network’ (rede de contactos profissionais, em português).
FM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar