Campanha "Menos Álcool, Mais Vida" apresentada à comunidade cabo-verdiana em Portugal

Inicio | Sociedade
Campanha "Menos Álcool, Mais Vida" apresentada à comunidade cabo-verdiana em Portugal
25/10/25 - 09:20 pm

Lisboa, 25 Out (Inforpress) – A campanha "Menos Álcool, Mais Vida", da Fundação com o mesmo nome, foi apresentada hoje em Lisboa, à comunidade cabo-verdiana radicada em Portugal, pelo seu presidente Manuel Faustino.

Durante a sua intervenção via plataformas digitais, o médico e psiquiatra Manuel Faustino falou do percurso da campanha iniciada em 2016, aquando da Presidência de Jorge Carlos Fonseca, e da sua transformação em Fundação em 2022.

Abordou ainda a questão dos activistas, mais conhecidos por embaixadores que, segundo ele, estão a ajudá-los a fazer o trabalho de prevenção do alcoolismo, considerado uma das principais causas de morte em Cabo Verde.

Na ocasião, justificou a extensão das acções desta organização em Portugal com a existência de problemas, muitos semelhantes, de alcoolismo como os existentes em Cabo Verde.

Acrescentou que a chegada da campanha pretende dar visibilidade aos problemas de alcoolismo e alertar para o consumo abusivo do álcool no seio da comunidade cabo-verdiana radicada neste país europeu.

Para tal, o responsável propôs um trabalho conjunto, em parceria com as instituições cabo-verdianas sediadas em Portugal, para levarem esta campanha às escolas portuguesas onde estudam cabo-verdianos.

Por sua vez, a técnica de Serviço Social na Câmara Municipal de Setúbal Lenice Gomes, em declarações à Inforpress, considerou a chegada da campanha, a Portugal, uma mais-valia, tendo em conta que, segundo ela, é preciso alertar sobre o problema do alcoolismo que também afecta os imigrantes cabo-verdianos.

Conforme alertou, a questão da documentação, mais o agravante do alcoolismo tem empurrado muitos imigrantes para a extrema vulnerabilidade.

A sessão de apresentação, que decorreu no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, foi antecedida da exibição do vídeo da campanha, da autoria de Paula Torres de Carvalho, Vasco Vieira e Ana Pinheiro.

O evento foi marcado, ainda, por um debate sobre o referido tema com o presidente da Fundação “Menos Álcool, Mais Vida”, Manuel Faustino, a técnica de Serviço Social Lenice Gomes e a psicóloga Beatriz Carvalho e um momento musical com Débora Paris, Heloisa Monteiro e Blimundo Lopes.

FM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar