PN nega que camaronês que alegadamente fugiu de prisão de alta segurança tenha entrado em Cabo Verde

Inicio | Sociedade
PN nega que camaronês que alegadamente fugiu de prisão de alta segurança tenha entrado em Cabo Verde
28/12/25 - 03:56 pm

Mindelo, 28 Nov (Inforpress) – A Polícia Nacional (PN) informou hoje que não existem quaisquer registos de entrada ou saída em Cabo Verde do camaronês identificado como Fabrice Lena, que alegadamente fugiu de uma prisão de alta segurança nos Camarões.

Este comunicado da PN surge na sequência de uma notícia veiculada pela revista Jeune Afrique, no dia 20 de Dezembro, segundo a qual Fabrice Lena alegadamente terá encontrado refúgio em Cabo Verde, após se ter evadido da prisão de alta segurança de New Bell, na cidade de Douala (Camarões), no dia 12 de Dezembro do corrente ano.

De acordo com a Polícia Nacional, “até à data não existem quaisquer registos de entrada ou saída do referido cidadão no país”, acrescentando que a instituição se mantém “atenta e em articulação com as entidades competentes nacionais e internacionais, no âmbito das suas atribuições legais”.

No entanto, conforme a revista Jeune Afrique, Fabrice Lena terá fugido da prisão e permanecido no seu país durante alguns dias e, graças a uma rede de apoios, conseguiu viajar para Cabo Verde, onde alegadamente permanece refugiado.

Fabrice Lena é um activista político de 31 anos e colaborador próximo do líder da oposição nos Camarões, Issa Tchiroma Bakary, que fugiu para a Gâmbia, em Novembro de 2025, em busca de refúgio e segurança após as eleições presidenciais.

CD/AA

Inforpress/Fim

Partilhar