Plano Operacional da quadra festiva decorreu na normalidade sem ocorrências graves - Polícia Nacional

Inicio | Sociedade
Plano Operacional da quadra festiva decorreu na normalidade sem ocorrências graves - Polícia Nacional
06/01/26 - 12:27 pm

Cidade da Praia, 06 Jan (Inforpress) – A Polícia Nacional assegurou hoje que o Plano Operacional da quadra festiva, concretizado entre 15 de Dezembro e 05 de Janeiro, decorreu na normalidade, sem registo de situações graves que colocassem em causa a ordem e segurança públicas.

A informação foi avançada hoje em conferência de imprensa para balanço da operação que abrangeu a cidade da Praia, Ribeira Grande de Santiago, São Domingos e a ilha do Maio, e mobilizou cerca de 400 efetivos.

Segundo o comandante regional de Santiago Sul e Maio, José Luís Pereira, o plano que foi desenhado para garantir a ordem, segurança e tranquilidade pública durante este período abarcou três eixos fundamentais, a fiscalização rodoviária, a fiscalização comercial e a ordem pública.

Relativamente à situação de trânsito, avançou que foram fiscalizados 1.578 veículos, entre particulares, serviço público e veículos do Estado, resultando na apreensão de 49 viaturas por transgressões diversas e 52 documentos apreendidos.

Foram ainda aplicadas 264 coimas no valor total de 2.645.000 escudos e registados alguns acidentes, mas, "sem muita gravidade".

A nível de fiscalização comercial foram fiscalizados 331 estabelecimentos comerciais, entre os quais, nove foram encontradas em situação de irregularidades e foram levantados nove autos de contraordenação.

“Mas também foram advertidas a volta de dez estabelecimentos comerciais e apreensões de vários produtos relacionados com a operação direcionada à fiscalização comercial”, acrescentou. 

Ainda, no âmbito desta operação, o responsável informou que foram abordadas e revistadas na via pública 2.496 cidadãos, com maior foco na cidade da Praia. 

“Das abordagens, resultaram na condução às unidades policiais para efeitos de identificação 91 cidadãos. Foram também detidos pelo Ministério Público por crimes diversos 70 cidadãos, sendo que dois resultaram em prisão preventiva”, sublinhou”.

O comandante ressaltou que estes crimes se referenciam à condução sob efeito de álcool, condução ilegal, desobediência qualificada, briga na via pública, posse de estupefacientes e posse de arma branca. 

Também José Luís Pereira avançou que durante a operação foram apreendidas 38 armas brancas e 12 porções de produtos supostamente estupefacientes.

Além disso, realçou que a Polícia Nacional realizou ações de sensibilização rodoviária e comercial, assegurou a cobertura de vários eventos e reforçou o policiamento em algumas zonas para aumentar o sentimento de segurança da população.

 “Portanto, de um modo geral, consideramos que a nossa operação para esta quadra festiva ocorreu na normalidade. Não se registaram situações que possam comprometer a ordem e a segurança pública”, afiançou. 

Neste sentido, a Polícia Nacional aproveitou para agradecer o comportamento cívico da população durante as festividades do Natal e da passagem de ano, marcado por vários eventos públicos, particularmente na cidade da Praia.

ET/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar