Óbito: Sociedade Cabo-verdiana de Música recorda KiKi Lima como "figura ímpar da cultura cabo-verdiana”

Inicio | Cultura
Óbito: Sociedade Cabo-verdiana de Música recorda KiKi Lima como "figura ímpar da cultura cabo-verdiana”
23/07/25 - 01:08 pm

Cidade da Praia, 23 Jul (Inforpress) - A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) lamentou hoje o desaparecimento físico do pintor e compositor KiKi Lima, ocorrido no domingo, 20, durante tratamento médico em Portugal, que recordou como “figura ímpar da cultura cabo-verdiana”.

Em nota enviada à Inforpress, a SCM retratou Euclides Eustáquio Lima, de nome artístico Kiki Lima, como uma personalidade de “grande talento”, cuja criatividade se expressou tanto nas artes plásticas como na música.

“Que as contribuições de Kiki Lima à nossa cultura permaneçam vivas e que a sua memória, feita de cor, ritmo e emoção, continue a inspirar novas gerações”, expressou, relembrando que enquanto compositor, integrou vários grupos musicais no Mindelo, entre 1968 e 1974, e gravou dois álbuns em Portugal, “Tchuva” e “Midj Má Tambor”.

Ao longo dos 72 anos de existência, continuou a mesma fonte, a presença do artista testemunhou uma riqueza “criativa e da alma vibrante” do povo, tendo acumulado diversas distinções como o Primeiro Grau da Medalha de Mérito Cultural, do Governo de Cabo Verde (2017), a Medalha do Vulcão de Primeira Classe, pelo Presidente da República, e o Prémio Selo Morabeza (2015).

Em Dezembro de 2019, Kiki Lima celebrou os seus 50 anos de carreira com a exposição intitulada “50 anos de musicalidade pictórica”, realizada no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na cidade da Praia, como "uma parada simbólica na sua trajetória artística multifacetada" e uma homenagem à sua “enorme contribuição para a arte” cabo-verdiana.

Ao longo da sua carreira, Kiki Lima realizou mais de 200 exposições individuais e participou em mais de 160 coletivas e produziu entre mil a dois mil quadros.

Suas obras figuram em coleções públicas e privadas, tanto a nível nacional como internacional.

Natural de Santo Antão, Kiki Lima foi licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes, pela Universidade de Lisboa, frequentou ainda os cursos de Desenho e Pintura no CEC e de Escultura no Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa.

LT/AA

Inforpress/Fim

Partilhar