Cidade da Praia, 30 Jul (Inforpress)- Cabo Verde voltou a competir hoje no Mundial World Aquatics, em Singapura, alcançando dois novos recordes nacionais e a melhor classificação individual da sua história.
Segundo avançou o secretário da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), à Inforpress, Enrique Alhinho, o dia foi “extremamente positivo” para a comitiva nacional, com destaque para as participações de Kaila da Cruz e Roan Shearer.
Kaila da Cruz competiu nos 50 metros costas, última prova feminina do torneio para Cabo Verde.
A jovem nadadora registou o tempo de 32.05 segundos, superando o seu recorde pessoal e classificando-se em 54.º lugar entre 113 atletas participantes.
Em seguida, o nadador Roan Shearer entrou em prova para os 100 metros livres.
O jovem atleta nadou a distância em 52.45 segundos, fixando não só o seu melhor tempo pessoal, como também um novo recorde nacional na prova.
Terminou em 69.º lugar entre 110 participantes, naquela que foi, segundo Alhinho “a melhor participação de sempre de um atleta cabo-verdiano numa prova individual”.
A jornada do dia ficou ainda marcada pela prova de estafeta 4x100 metros, misto estilo, com a equipa composta por Roan Shearer, José Taty, Kaila da Cruz e Jayla Pina.
A selecção terminou com o tempo de 4:32.16, batendo o anterior recorde nacional da modalidade em 17 segundos. A última marca havia sido registada há dois anos, em Fukuoka (Japão), por uma equipa diferente.
Cabo Verde ficou em 34.º lugar entre 37 selecções na estafeta mista, pelo que o responsável considerou o resultado “extremamente positivo” para o arquipélago.
A participação cabo-verdiana prossegue até 03 de Agosto.
José Taty volta a competir na sexta-feira, 1 de Agosto, nos 50 metros livres, e Jayla Pina tem prova marcada para sábado, nos 50 metros bruços.
KF/SR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar