Mundial Kitesurf: Pioneiro do windsurf Josh Angulo homenageado na abertura do “GKA Kite World”

Inicio | Desporto
Mundial Kitesurf: Pioneiro do windsurf Josh Angulo homenageado na abertura do “GKA Kite World”
17/02/26 - 08:09 am

Santa Maria, Ilha do Sal, 17 Fev (Inforpress) – O antigo campeão mundial de windsurf Josh Angulo classificou como uma “grande honra” e “o reconhecimento de um legado” iniciado há mais de duas décadas a homenagem recebida na noite de segunda-feira,16.

Josh Angulo foi homenageado na cerimónia oficial de abertura primeira etapa deste ano do “GKA Kite World”, do circuito do Campeonato do Mundo de Kitesurf, num gesto simbólico que reconheceu o seu contributo pioneiro para o desenvolvimento dos desportos náuticos em Cabo Verde.

Em declarações à Inforpress, o ex-atleta considerou que a homenagem teve para si “um grande significado”, sublinhando que o gesto partiu da organização do evento como forma de reconhecimento pelo trabalho iniciado há algumas décadas juntamente com a sua esposa, para lançar uma etapa do campeonato mundial em Cabo Verde.

Josh Angulo recordou que teve a honra de ser o primeiro atleta a conquistar um título mundial numa modalidade desportiva por Cabo Verde, feito alcançado em 2009, marco que, segundo afirmou, ajudou a projetar o nome do país além-fronteiras.

Apontado como um dos pioneiros dos desportos náuticos em Cabo Verde, afirmou que Cabo Verde deixou de ser apenas um destino de lazer para se tornar uma potência geradora de talentos e de economia.

Josh Angulo destacou a evolução do windsurf para modalidades como kitesurf e wing foil, mencionando nomes da elite mundial como Ayrton Cozzolino, Mitú Monteiro, Hendrick Lopes e Matchu Lopes, além de vários outros da nova geração.

Segundo o mesmo, os desportos náuticos tornaram-se um “cartão de visita” de Cabo Verde no panorama mundial, comparando o seu impacto ao da música na promoção do país.

“O desporto náutico é hoje o cartão de visita de Cabo Verde. Antigamente tínhamos a Cesária Évora e a música; agora temos também os grandes tubarões azuis do futebol, que vão ao mundial, e também os atletas do desporto náutico”, acrescentou.

Questionado sobre o estado atual dos apoios às modalidades náuticas, Josh Angulo reconheceu o esforço de figuras como Djô Silva, o esforço dos privados e do Governo, mas lançou um apelo ao executivo para “um investimento mais musculado”.

“Qualquer evento em Cabo Verde é bem-vindo, mas precisamos de mais apoio, mais patrocínio e mais orçamento da parte do Governo. O desporto náutico já foi lançado, já foi semeado e está criado, mas não podemos desistir de continuar a apoia-lo”, advertiu.

Josh Angulo, que chegou a Cabo Verde pela primeira vez há cerca de três décadas, após ter ouvido falar das ilhas numa viagem à França, confessou que o seu amor pelo país e a construção da sua família no Sal são a base de toda a sua trajetória.

“O meu coração tem amor por Cabo Verde e o resto é história”, concluiu.

WM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar