Fogo: Rede Laço Branco e Projecto Destino Fogo capacitam operadores turísticos em inclusão social

Inicio | Sociedade
Fogo: Rede Laço Branco e Projecto Destino Fogo capacitam operadores turísticos em inclusão social
17/02/26 - 09:18 am

São Filipe, 17 Fev (Inforpress) – A Rede Laço Branco, em parceria com o Projecto Destino Fogo, promove uma acção de formação e capacitação dirigida aos operadores turísticos da ilha em inclusão social, iniciada na segunda-feira, 16, e com duração de dois dias.

A mesma contou com a participação de alguns operadores turísticos dos três municípios da ilha dos cerca de 30 convidados.

A iniciativa visa sensibilizar os empresários do sector para a importância de abrirem portas e criarem oportunidades de emprego para ex-reclusos e emigrantes deportados nos seus estabelecimentos.

O responsável da Rede Laço Branco na ilha do Fogo, Francisco Tavares, explicou que o principal objectivo da acção é promover uma mudança de mentalidade junto dos operadores, incentivando-os a assumirem “um papel activo” na reintegração social destes cidadãos.

Segundo o responsável, a organização acredita na ressocialização, defendendo que tanto os ex-reclusos como os emigrantes deportados merecem uma segunda oportunidade.

Francisco Tavares sublinhou que, nos casos de reincidência, muitos ex-reclusos apontam a falta de emprego como principal motivo para regressarem ao mundo do crime.

“Deparamo-nos com muita reincidência de ex-reclusos que regressam à cadeia por não encontrarem alternativas após o cumprimento da pena”, afirmou Francisco Tavares, que defendeu “um maior envolvimento” da sociedade e do sector privado no processo de reintegração.

Paralelamente a esta acção junto dos operadores turísticos, a Rede Laço Branco tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo na Cadeia Civil do Fogo, preparando os reclusos para o período pós-reclusão.

A organização também actua junto das comunidades e das famílias, no sentido de criar um ambiente favorável ao acolhimento e à reintegração dos ex-reclusos nas suas localidades de origem.

Com esta formação, realizada em parceria com o projecto Destino Fogo – Desenvolvimento Ecológico e Sustentável do Turismo e Inovação na Oferta em Fogo, implementado pela organização não-governamental italiana Cospe, os promotores esperam reforçar o compromisso social do sector turístico da ilha do Fogo na contribuição para uma sociedade mais inclusiva e com menos índices de reincidência criminal.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar