
São Filipe, 14 Jan (Inforpress) – As obras de requalificação da praia Genti, na cidade de Igreja, Mosteiros, iniciam-se hoje, com o lançamento da primeira pedra, presidido pelo presidente da câmara, Fábio Vieira.
A requalificação da praia Genti é um projecto da Câmara dos Mosteiros que se enquadra no programa de requalificação urbana e está orçado em cerca de 21 mil contos, cofinanciados pelo Programa Conjunto do PNUD através do Grão-Ducado de Luxemburgo e pelo Fundo do Turismo.
De acordo com uma nota de imprensa da edilidade dos Mosteiros, trata-se de uma obra que visa valorizar a orla marítima e diversificar os atrativos turísticos no município.
O projecto que será executado nos próximos quatro meses é descrito como "ousado e ambicioso", com o objectivo de transformar completamente a conhecida estância balnear da cidade de Igreja.
A intervenção vai muito além do simples embelezamento do espaço e a obra foi projectada para criar uma praia mais atractiva, funcional e ambientalmente sustentável.
Aquando da assinatura do contrato de cofinanciamento com o Sistema das Nações Unidas, o presidente da câmara dos Mosteiros afirmou que o projecto tem “um forte compromisso ambiental”, assegurando não só a protecção da costa, mas também a preservação dos ecossistemas marinhos e alinhado com o desenvolvimento com a sustentabilidade.
A iniciativa tem como objectivo criar novas centralidades, valorizar pontos turísticos e dinamizar a economia local, ao mesmo tempo que amplia oportunidades de emprego e rendimento para os mosteirenses.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar