Porto Inglês, 30 Jul (Inforpress) – Operadores turísticos e culturais da ilha do Maio foram hoje sensibilizados sobre a prevenção do abuso e exploração sexual de menores em contexto de turismo e espetáculos, no âmbito de uma capacitação promovida pelo ICCA.
Integrada no Plano Nacional de Prevenção e Combate a Crimes Sexuais Contra Crianças, a iniciativa procurou combater práticas que violam os direitos das crianças e desconstruir a cultura do silêncio em torno dessas violações.
Segundo o coordenador do projecto, o psicólogo Nilson Mendes, actividades turísticas e culturais podem, inadvertidamente, expor menores a riscos, como acontece com a utilização de crianças em actuações de batucadeiras para fins lucrativos ou a sua presença em festas até altas horas.
“São práticas que, apesar de normalizadas, representam riscos sérios e configuram crimes. Precisamos mudar essas atitudes para garantir o bem-estar e a proteção integral das crianças”, alertou.
Os operadores participantes receberam orientações para identificar sinais de abuso, mecanismos de denúncia e comprometeram-se a implementar medidas que garantam espaços culturais e turísticos mais seguros para os menores.
Nilson Mendes destacou que este encontro poderá contribuir para uma mudança de mentalidades e práticas, reforçando o papel de cada agente na promoção de uma ilha mais segura e protetora dos direitos das crianças.
RL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar