Projecto Konektadas chega a Santiago Norte para capacitar mulheres empreendedoras no digital

Inicio | Economia
Projecto Konektadas chega a Santiago Norte para capacitar mulheres empreendedoras no digital
31/07/25 - 02:37 pm

Assomada, 31 Jul (Inforpress) – O projecto Konektadas, criado para facilitar o acesso às tecnologias digitais e impulsionar os negócios das mulheres no mercado informal, chegou hoje a Santiago Norte, com sessões de capacitação e a apresentação de soluções e oportunidades de crescimento.

Em declarações à imprensa, a embaixadora da Women in Tech Cabo Verde, Mayra Silva, explicou que o foco do projecto é aproximar a tecnologia dessas mulheres e conectá-las a entidades que oferecem soluções que podem apoiá-las no dia-a-dia e na expansão dos seus negócios.

Em Santiago Norte, esta iniciativa contou com a participação de aproximadamente 80 mulheres, incluindo empreendedoras do mercado informal e micro-empresárias que buscam acelerar os seus negócios através do digital.

Segundo a embaixadora, na sessão de hoje, diversas entidades públicas e privadas apresentaram os seus produtos e serviços voltados às mulheres empreendedoras.

Foram destacadas soluções do sector bancário para micro-negócios, plataformas de formalização, bem como ferramentas de pagamento e soluções inteligentes para gestão empresarial.

Deonilde Borges, em representação das "rabidantes" (comércio informal), salientou a importância do processo de capacitação.

“Estamos a adquirir mais conhecimentos, aprender a gerir melhor os nossos negócios e a ter acesso a materiais que nos ajudam a expandir. Muitos de nós já temos telefones modernos e podemos aproveitar para vender e comprar ‘online’, além de trabalhar de qualquer lugar”, afirmou.

Deonilde Borges também reforçou a importância de seguir as orientações das entidades responsáveis, como evitar fornecer dados pessoais desnecessariamente e seguir as boas práticas para garantir a segurança no uso das plataformas digitais.

As sessões de capacitação oferecem às participantes a oportunidade de aprofundar as suas habilidades digitais e compreender na prática como as soluções apresentadas podem beneficiar os seus negócios.

Entre as entidades presentes estavam a Direcção-Geral do Emprego, Pro-Empresa, Banco Interatlântico, Ecobank, Morabi Corporate, Direcção Nacional de Receitas do Estado, além de plataformas como Pagali, que oferecem oportunidades práticas de capacitação e interacção com empresas públicas e privadas.

MC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar