Mindelo, 31 Jul (Inforpress) – Um grupo de cerca de 150 crianças estive hoje na zona de Ribeira de Craquinha e arredores, em São Vicente, a sensibilizar a população para a luta contra a dengue e paludismo, incidindo sobre a prevenção.
A iniciativa é da Delegacia de Saúde de São Vicente, em parceria com duas associações locais, Espaço Jovem e No Bai.
Segundo a delegada substituta, Jaqueline Cid, colocaram no terreno crianças e adolescentes que foram anteriormente alvo de uma formação sobre o tema.
“Escolhemos estas crianças e adolescentes porque é a melhor forma de passar a mensagem, através deles as pessoas ouvem e retém as informações boas. E as crianças levam as mensagens para o resto das suas vidas", explicou a mesma fonte.
A abertura da campanha de sensibilização aconteceu hoje em zonas como Ribeira de Craquinha, Fernando Fó, Chã d´Vital, Chã de Marinha e Passarão, mas a intenção, conforme Jaqueline Cid, é alargar a todas as zonas de São Vicente.
Algo que vai ser feito através dos centros de saúde, responsáveis pelas localidades onde estão instalados e arredores.
A intenção principal, avançou, é contribuir para a eliminação de criadouros de mosquitos vectores e levar a população a mudar o seu comportamento, ainda mais quando se aproxima a época das chuvas.
“Para as pessoas estarem alerta desde já para não termos introdução do paludismo e nem propagação de dengue a nível local”, sublinhou Jaqueline Cid.
Segundo a mesm fonte, as crianças “servem como multiplicador-par para difundir as informações” junto das famílias, da comunidade e na escola quando regressarem às aulas.
Como parceiro, o coordenador do Espaço Jovem em Ribeira de Craquinha, Énio Silva, destacou a importância da iniciativa para o bem-estar da população da zona onde estão inseridos.
Por isso, conforme a mesma fonte, a sua associação e a Associação No Bai disponibilizaram cerca de 150 crianças e adolescentes da Escolinha de Verão, com idade compreendida entre os 08 e 12 anos.
Estes estiveram de casa a casa a levar recomendações de combate ao mosquito, nomeadamente de não deixar água parada e nem reservatórios destampados, de colocar rede nas janelas, não deixar lixo acumulado, entre outras.
A actividade de sensibilização antecipa a campanha de limpeza, organizada pela delegacia e parceiros e marcada para dia 09 de Agosto, e para qual a delegada substituta pediu participação massiva de todos os sanvicentinos.
LN/AA
Inforpress/Fim
Partilhar