Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) - A delegação cabo-verdiana fechou os XII Jogos da CPLP em Dili, Timor-Leste, com três medalhas de ouro, nove de prata e 14 de bronze, perfazendo um total de 26 medalhas, tendo sido ultrapassada por Portugal e Angola.
O atletismo e desporto adaptado conquistaram 17 medalhas (dois ouro, sete prata e oito bronze) o futebol, uma medalha de ouro, o voleibol de praia uma de prata e uma de bronze, o basket 3x3 uma de prata, o xadrez quatro medalhas de bronze e o karaté contribuiu com uma insígnia de bronze.
De acordo com o quadro de medalhas, oficializado pela organização dos XII Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a delegação portuguesa foi a grande vencedora ao arrecadar um total de 42 medalhas, das quais 26 ouro, nove prata e sete bronze.
Angola com cinco ouro arrecadados, nove prata e outras tantas medalhas de bronze, classificou-se no segundo lugar, num somatório de 23 insígnias, ao passo que os anfitriões do Timor-Leste ocuparam o quarto posto, com 19 medalhas, distribuídas por três ouro, seis prata e 10 bronze.
São Tomé e Príncipe foi o quinto classificado com duas medalhas de ouro, duas de pratas e duas de bronze, num universo de seis insígnias conquistadas, enquanto Moçambique sem qualquer medalha de ouro, classificou-se no sexto e último lugar com quatro medalhas de prata e seis de bronze, num total de 10 medalhas amealhadas.
A delegação cabo-verdiana aos XII Jogos Desportivos da CPLP foi constituída por 50 jovens atletas sub-18 e 12 treinadores, distribuídos por seis modalidades, designadamente atletismo, voleibol de praia, basquetebol 3x3, xadrez, karaté, futebol e desporto adaptado, sete árbitros, uma equipa médica composta por um médico e três fisioterapeutas, e dois chefes de missão.
SR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar