IDJ forma monitores do Programa MexiMexê em Sotavento para promover actividade física

Inicio | Desporto
IDJ forma monitores do Programa MexiMexê em Sotavento para promover actividade física
16/09/25 - 02:54 pm

Cidade da Praia, 16 Set (Inforpress) – O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) está a formar monitores do Programa Nacional de Actividades Físicas MexiMexê Cabo Verde, para dinamizar a prática do exercício físico em diversos municípios de Sotavento.

Em entrevista à Inforpress, o coordenador do programa do IDJ, Celso Rodrigues, explicou que a formação inclui participantes das ilhas de Santiago, Maio, Fogo e Brava, totalizando 41 formandos.

“O objectivo é formar agentes que, no terreno, vão dinamizar a prática da actividade física nos respectivos municípios e colocar a população, de um modo geral, mais activa”, afirmou.

Para aquele responsável, a iniciativa pretende também suprir um “déficit de movimento” presente na sociedade moderna.

“A tecnologia facilita a vida, mas ao mesmo tempo reduz a nossa actividade física diária. Só desde os anos 90, a nível mundial, deixamos de consumir cerca de 400 quilocalorias por dia”, explicou.

O programa MexiMexê Cabo Verde, iniciado em 2017, já realizou várias formações e eventos pelo país, mas teve uma interrupção durante a pandemia da covid-19.

Segundo o coordenador do programa MexiMexê Cabo Verde, esta formação representa a retoma e a expansão do projecto, que deverá incluir, brevemente, a região de Barlavento, com eventos previstos na ilha da Boa Vista, actual capital nacional da juventude.

A formação dos monitores combina conteúdos teóricos e práticos, com destaque para a participação da atleta olímpica Isménia Frederico, velocista que partilha a sua experiência prática com os formandos.

“Tudo o que eu sei, eu partilho com todos. Na parte prática, tenho um contributo significativo, especialmente na metodologia de treino com grandes grupos e com idosos”, afirmou Frederico.

O MexiMexê Cabo Verde é reconhecido como um dos programas mais solicitados do IDJ e visa aumentar a consciencialização sobre os benefícios da actividade física para a saúde e o bem-estar.

Entre as actividades promovidas estão caminhadas, aulas de aeróbica, feiras de saúde e demonstrações de modalidades como atletismo, basquetebol, boxe, karaté, teqball, futebol, ténis de mesa, judo, natação, surf e voleibol.

A velocista olímpica acrescentou que o programa tem enfrentado poucos obstáculos, graças ao clima favorável e ao crescente interesse da população pela prática de exercícios físicos.

“Acreditamos que a preocupação com a actividade física tem aumentado nos últimos tempos, e essa formação contribuirá para que cada vez mais pessoas se tornem activas”, concluiu.

KA/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar