Cidade da Praia, 18 Set (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, saudou o Governo de Cabo Verde pela inscrição de dois dossiês no Registo Internacional da Memória do Mundo da UNESCO, considerando o feito uma “importante vitória para o país”.
Cabo Verde, realçou, celebra, pela primeira vez, a integração de documentos no prestigiado programa da UNESCO, com a entrega formal dos certificados em Setembro de 2025.
Os dossiês inscritos incluem os Documentos sobre a escravatura no Fundo de Arquivos da Secretária-geral do Governo (1842-1869) e o “Recenseamento dos escravos em Angola, Cabo Verde e Moçambique, determinado por Decreto Português de 14 de Dezembro de 1854”.
Neves destacou, numa carta ao primeiro-ministro, o trabalho “exemplar” das equipas técnicas que permitiram valorizar a riqueza dos arquivos nacionais e reforçar o compromisso de Cabo Verde com a verdade histórica, a transparência e a dignidade.
Para o chefe de Estado, esta conquista “não representa um ponto de chegada, mas uma etapa decisiva que exige a continuidade dos esforços”, incluindo a mobilização documental, apoio às instituições de investigação e a produção da História Geral de Cabo Verde.
A entrega dos certificados, explicou, foi feita pelo subdiretor-Geral da UNESCO, Tawfik Jelassi, simbolizando o reconhecimento internacional do património documental cabo-verdiano e fortalecendo o lugar do país na memória colectiva da humanidade.
CG/SR/JMV
Inforpress/fim
Partilhar