Governo destaca forte investimentos nas áreas prioritárias do Centro Norte-Sul

Inicio | Cooperação
Governo destaca forte investimentos nas áreas prioritárias do Centro Norte-Sul
24/06/24 - 06:22 pm

Cidade da Praia, 24 Jun (Inforpress) – A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, destacou hoje, na Praia, o forte investimento de Cabo Verde nas áreas prioritárias do Centro Norte-Sul.

Desde 2010, quando Cabo Verde se tornou membro do Centro do Norte-Sul, tem-se evidenciado uma convergência de valores e objectivos entre o país e a instituição, focando-se na valorização dos direitos humanos, no estado de direito e no bem-estar social.

“Esta convergência de valores está mais actual do que nunca”, garantiu Miryan Vieira no seu discurso na abertura do Workshop de divulgação das actividades do Centro Norte-Sul: um instrumento de acção externa e de cooperação do Conselho da Europa, com vista a apresentar a nova estratégia do Centro Norte-Sul 2024-2027 aos responsáveis de Cabo Verde e identificar as prioridades de trabalho para Cabo Verde nos domínios de competência do Conselho da Europa.

“Cabo Verde tem feito um forte investimento nas áreas consideradas prioritárias para o Centro, como a educação, o emprego das mulheres e a cooperação voltada para as questões da juventude. Partilhamos, igualmente, valores de humanidade, aliança civilizacional, solidariedade e cooperação internacionais, que são essenciais para a adopção de políticas comuns, visando a busca de soluções comuns aos desafios globais”, sintetizou.

Miryan Vieira destacou ainda o envolvimento da juventude em várias vertentes do desenvolvimento, bem como o seu empoderamento, dado o potencial que possuem para promover a prosperidade social e económica.

Segundo a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Cabo Verde formalizou recentemente o seu interesse em aderir ao grupo de trabalho para a elaboração dessa estratégia, considerando a nova dimensão externa do Centro Norte-Sul, que visa melhorar a política de vizinhança e a estratégia de cooperação com a África.

A governante apontou ainda decisões do Executivo para reforçar a cooperação com países europeus, aderindo à convenção do Conselho da Europa, como a de Budapeste sobre o Cibercrime e a Protecção de Dados, promovendo assim a convergência legislativa, aquisição de conhecimentos e intercâmbio de boas práticas.

Comunicou ainda que de 25 a 29 de Junho, na Cidade Velha, acontece a 9ª edição da universidade sobre a juventude africana e o desenvolvimento.

TC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar