Assomada, 16 Ago (Inforpress) – O fotógrafo Kunny Mendes inaugurou hoje em Assomada a exposição "3ritimo", uma mostra que retrata o seu profundo compromisso com o universo artístico e busca transmitir a autenticidade do povo do interior de Santiago.
Em declarações à imprensa no acto da inauguração, Kunny Mendes explicou que esta amostra apresenta uma selecção de fotografias que têm como fonte de inspiração o meio rural e a vivência do povo santiaguense.
Kunny Mendes, que começou na fotografia ainda na adolescência, destacou que a exposição é fruto de uma trajectória de dedicação e busca por propósito na arte de captar a essência do seu povo.
“Tinha de ter um propósito nobre na minha profissão, e por isso escolhi retratar o nosso povo na sua autenticidade. O meu compromisso é descer às ribeiras, subir às montanhas, para captar a verdadeira essência do nosso povo”, disse.
A trajectória de Mendes no mundo da fotografia começou na adolescência, e aos 46 anos, ele apresenta a sua “obra” que representa anos de dedicação e reflexão.
Esta iniciativa, intitulada "3ritimo", é um projeto que envolve três áreas distintas do universo artístico, que busca explorar diferentes linguagens e expressões.
O primeiro ritmo, inaugurado nesta exposição, é dedicado à fotografia documental, uma forma de construir uma memória visual do povo de Santiago para as futuras gerações.
Segundo Mendes, “retratar o hoje é um compromisso com o nosso povo, porque o que hoje é, amanhã já não o será. Assim, a fotografia serve como uma ferramenta para preservar a nossa história e cultura”.
Após o encerramento da exposição de fotografia documental em Outubro, será aberta uma nova fase com a exibição de fotografias numa vertente de fotografia abstracta, uma expressão artística inovadora que Mendes está a desenvolver.
Essa será complementada posteriormente por uma mostra de pintura intuitiva, reforçando o compromisso do artista com as diferentes linguagens artísticas.
Kunny Mendes convida toda a comunidade a visitar a exposição e a fazer um contacto visual com o seu DNA cultural.
“Quero que o público veja a cultura sob outro olhar, feito por alguém que viveu a mesma experiência. O nosso povo tem uma história para contar, e através da minha arte, quero projectar essa história para o mundo”, ressaltou o artista.
Natural de Santa Cruz, Kunny Mendes mudou-se para Santa Catarina aos 14 anos, e desde então tem dedicado sua vida à arte de captar a alma do interior de Santiago.
A exposição "3ritimo" é uma oportunidade única de apreciar uma visão íntima e autêntica da cultura rural cabo-verdiana, através do olhar de um filho que busca preservar e celebrar as suas raízes.
A exposição está aberta ao público na Tea Room, rua pedonal da cidade de Assomada, e promete conquistar os visitantes com a sua diversidade de linguagens e a profundidade da sua narrativa cultural.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar