cultura


28/04/24 15:47

Porto Novo, 28 Abr (Inforpress) – A companhia teatral Juventude em Marcha rubricou este sábado “uma soberba actuação” nas festas de Santa Cruz, em Coculi, no município da Ribeira Grande, de Santo Antão, informou hoje o actor e realizador Jorge Martins.

“Foi uma soberba actuação, com um público altamente radiante, mesmo com chuva, a não arredar os pés e a apreciar o excelente desempenho dos actores e as lindas mensagens que ao longo da peça iam transmitindo”, avançou o líder da companhia teatral.

Juventude em Marcha esteve em Coculi a convite da comissão das festas de Santa Cruz e superlotou o pátio do liceu dessa localidade, onde se estreou perante a estreia nessa vila da peça "Erro ou Pecado", mais uma encenação de autoria de Jorge Martins.

Na sexta-feira, o grupo esteve também em Lagoa de Ribeira das Patas, Porto Novo, onde participou nas festas de Nossa Senhora de Bom Conselho.

“O numeroso público que se dirigiu ao polivalente de Lagoa mostrou-se entusiasmado e altamente satisfeito daquilo que viu. No final do espectáculo, Juventude em Marcha recebeu as bênçãos do pároco local, que felicitou a companhia pelo quadragésimo aniversário”, avançou Jorge Martins.

Juventude em Marcha está de malas aviadas para mais uma tour à europa, com início a 05 de Maio para a continuação das celebrações do seu quadragésimo aniversário.

JM/CP

Inforpress/Fim

28/04/24 14:32

São Filipe, 28 Abr (Inforpress) - A Soca Magazine está presente na feira de produtos agropecuários das festividades do dia do município e da bandeira de São Filipe com exposição de livros e revistas produzidas por esta instituição e que serão apresentados em breve.

O presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (Soca), Dany Spínola, disse à Inforpress que esta é a primeira vez que a organização expõe livros no município de São Filipe, a terceira na ilha do Fogo, contando com duas participações no município dos Mosteiros.

A participação na feira para expor livros e revistas, segundo Dany Spínola, foi a convite da câmara de São Filipe para estar presente na feira e assistir à apresentação do livro “O herói vivo”, de José António de Pina, um associado desta instituição.

“Estamos aqui com uma mini feira de livro e com preço especial”, disse Dany Spínola, indicando que a Soca tem feito muitas deslocações aos outros municípios e ilhas e com “preço especial de livros para ver se incentiva a compra e a própria leitura”, como Santo Antão, Mosteiros e diáspora, nomeadamente Portugal e Estados Unidos.

Dany Spínola apontou como novidade a produção da Revista Soca Magazine com composição dos 14 números da revista produzidos desde 2008.

Segundo o mesmo, os 14 números da revista estão compilados em três volumes de 300 páginas cada e que será apresentado brevemente, lembrando que as revistas contêm muita informação e homenagens aos artistas.

A mini feira da Soca pode ser visitada num dos stands da feira dos produtos agropecuários que decorre até terça-feira, 30 de Abril, no largo de Alto São Pedro, em São Filipe.

Ainda relacionado com as festas da bandeira, a Casa das Bandeiras recebeu hoje, no início da tarde, para um almoço convívio cerca de 80 idosos do lar de dia da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), depois de no sábado alguns membros da Casa das Bandeiras ter dirigido ao Lar de idoso Madre Teresa de Calcutá para almoço/convívio com os idosos desta instituição, muitos dos quais com dificuldades para fazer a deslocação.

O tradicional desfile de motos, denominado este ano “desfile de motos by Vivo Energy”, patrocinado por esta empresa de combustível, parte da zona de Xaguate com passagem por várias artérias da cidade, seguindo depois o almoço no largo de Alto São Pedro e de uma deslocação ao interior norte, até a Vila de Ponta Verde.

JR/CP

Inforpress/Fim

28/04/24 10:53

São Filipe, 28 Abr (Inforpress) - Centenas de pessoas, entre crianças, adolescentes e com idade mais avançada passaram no primeiro dia pelo palco alternativo instalado no Alto São Pedro no quadro das festividades do dia do município e da bandeira de São Filipe.

Apesar do atraso registado no início das actividades, as pessoas esperaram “pacientemente” pelo espectáculo com o grupo Enigma que viajou da cidade da Praia e que foi muito aplaudido, mas também pela actuação de artistas locais e outros que não actuam no Presídio, epicentro das actividades culturais das festas.

As pessoas contactadas no local mostravam-se satisfeitas com a instalação do palco alternativo e que serviu para dinamizar o Alto São Pedro, passagem quase obrigatória para as pessoas que se deslocam ao Presídio.

O espaço é aberto e com entrada gratuita e a ideia da sua instalação, segundo explicou a vereadora da cultura, é dar oportunidade aos artistas e grupos locais e não só de referência de actuarem nas festividades, por um lado, e, por outro, dar àqueles que não podem deslocar-se ao Presídio, oportunidade para diversão.

No primeiro dia/noite, já que a actuação do último grupo aconteceu depois das 23:00 começou com espectáculo com o grupo Enigmas, seguindo depois a actuação Mrs Rappers e Dário, Gamboa e banda, Gildo, Dj Sambriu, Pó de Lume, Litocoolio Andrade e Mané de Armindo.

O palco de Alto São Pedro funciona durante quatro dias/noites, de 27 a 30 de Abril já que o palco tem de ser removido para permitir à organização a colocação de areia para as tradicionais cavalhadas, que também acontecem neste espaço, na tarde de 01 de Maio, último actividade relativo a parte tradicional da bandeira e que culmina com a passagem da bandeira ao festeiro do ano seguinte.

Assim, para o dia 30 o cartaz está mais recheado e com nomes como Jandir e banda, Jorge Senna, Nenny Senna, Yacine Rosa, Dany Lobo, Braz Andrade, Lino Soldado e Dj Askid, mas para os dias 28 e 29 estão programados actuação da banda Sete Sóis Sete Luas, Benzo e Suzete, Txicau, Sem Piano, Jeiza Montrond, Fogo em Chama, Puto Djey, Chris Centeio, Original de Patim, Zé Love, Hélder, Dj Tayson e Moisés e banda, e para o dia 30 de Abril.

Quanto à programação para hoje destaca-se a continuação da feira agropecuários, rastreio de saúde, exposição de livros e coletâneas das várias revistas produzidas pela Soca Magazine, desfile de motos, encontro com idosos do centro de dia da organização das mulheres de Cabo Verde, final do torneio de futebol júnior e veteranos, encontro de networking com emigrantes e empresários e apresentação de projectos que contará com a presença do ministro das Comunidades.

Ainda para hoje e, na Casa das Bandeiras, acontece o segundo dia de pilão e na primeira das quatro noites de baile no Presídio estão agendados a actuação de quatro grupos e artistas como Don Kikas, Ferro Gaita, Josslyni.

JR/CP

Inforpress/Fim

28/04/24 09:43

São Filipe, 28 Abr (Inforpress) -  O artista Jorge Neto Júnior foi o primeiro a estrear-se no palco das Festas do Município e da Bandeira de São Filipe, na madrugada deste domingo, na praça do Presídio, adiantando o lançamento de novos singles ainda no decorrer deste ano.

O jovem avançou à Inforpress após encerrar o show de uma hora e meia e um repertório de nove músicas do pai Jorge Neto, falecido no dia 20 de Fevereiro de 2020, disse que ficou agradecido pela calorosa recepção do público e que estará aberto a convites para volta novamente para as festividades de São Filipe.

Disse que actuou durante muito tempo com o pai que, conforme sublinhou, sempre tentou extrair o lado artístico do filho, que, a priori, tem trabalhado no lançamento de vários singles ou um álbum ainda no decorrer desta época de Verão.

Jorge Neto Júnior assegurou que vai continuar a homenagear o pai e os grandes sucessos que marcaram várias gerações de homens e mulheres.

Às 03:45, o artista Heavy H subiu ao palco, após a segunda actuação da noite do Dj Axel.

Segundo o artista, o público foi espectacular com uma boa interacção, tendo demonstrado a felicidade pela aproximação com a ilha e por ser também a primeira vez a actuar nas festividades do município.

“Estive emigrado por vários anos, hoje estou em outro projecto de hidroponia e agricultura, mas nunca deixei a música. Desde que regressei tive falta de convites, mas Heavy nunca deixou a música”, pontuou, acentuado que participou em festivais em Portugal, França e Estados Unidos.

No festival, que iniciou, à semelhança do ano passado, com um atraso de cerca de quatro horas, o último a actuar, o jovem artista que reside em Portugal Apollo G, levou o público ao rubro com os recentes lançamentos.

No cartaz, o cabeça de lista desta edição é o artista angolano Matias Damásio que actua pela primeira vez na festa de São Filipe.

Ferro Gaita, Tony Fika, Grace Évora, Don Kikas, Garry, Marizia do Rosário, Filipe Pereira, António Silvam Jossylyn, Buguin Martins, Nayna, Cesf, Neusa de Pina, Fil G, Nhô Nany e Elji Beatzkilla são outros nomes que constam da lista nos próximos dias do espectáculo.

 LT/CP

Inforpress/Fim

27/04/24 21:33

Fogo, 27 Abr (Inforpress) – A tradicional festa da bandeira de São Filipe teve hoje início com o primeiro dia de pilão, que se estende até ao dia 01 de Maio, com muita animação, música, dança e movimentação de pessoas nacionais e da diáspora.

O evento, que marca as festividades de “São Filipe 2024”, este ano com o lema “nós munícipes”, reserva nos próximos dias, segundo o investigador e docente Fausto do Rosário, mais influência de pessoas num momento marcante do desenrolar do processo da bandeira.

No ritual das bandeiras, a festa é antecedida por foguetes e o pilão, tradição assídua da Casa das Bandeiras, palco onde decorre quase todas as cerimónias, eventos e exposições em homenagem ao Santo Filipe.

Fausto do Rosário, que acompanha a festa regularmente há mais de 40 anos, disse que na qualidade de investigador e, sobretudo, de munícipe e amante da cultura, a passagem da tradição para a nova geração está sendo feita de forma tranquila e dinâmica.

Conforme avançou, hoje verifica-se a existência de tamboreiros, coladeiras e, sobretudo, bailarinos jovens que antes não havia, um momento que classificou de importante para as festividades do município 2024.

“A festa da bandeira tem uma matriz própria, temos quatro dias de pilão, depois naturalmente temos a matança, diria que vai ser uma festa igual às outras, com “pompa e circunstância”. Esperamos que as pessoas continuem a aderir, a cantar e a festejar com o santo da cidade e da ilha como ela merece” perspectivou, augurando uma adesão maior das pessoas.

Quanto ao futuro, o mesmo aconselhou ser necessário modernizar a tradição da bandeira, inovar e evoluir as linhas de acordo com o que vem sendo encontrado no caminho, para uma inovação que não descaracterize a sua existência.

Como parte da comissão organizadora desde o ano de 2012, Euclides Fernandes garantiu que o primeiro dia começou como esperado, com muita movimentação das pessoas, sobretudo, da comunidade imigrada.

Este ano, pontuou, devido aos problemas de transportes, muitos imigrantes não conseguiram participar do evento, sublinhando que São Filipe 2024 conta com um número considerável de cabo-verdianos provenientes da Praia e dos Estados Unidos da América.

O ponto alto da festa da bandeira, realçou, é o almoço dos cavaleiros que acontece no dia 01 de Maio e conta com a participação de 500 pessoas no almoço.

No quintal da Casa das Bandeiras é colocado um pilão à volta do qual trabalham, em simultâneo, três pessoas, na sua maioria mulheres, que num movimento ritmado e cadenciado, marcado pelo som e ritmo de canções apropriadas, do toque do tambor, do bater dos paus de colexa vão se triturando o milho para a preparação do xerém, cenário que dura até a antevéspera do dia do Santo.

LT/HF

Inforpress/Fim

27/04/24 21:21

São Filipe, 27 Abr (Inforpress) – O tamboreiro mais antigo e uma figura incontornável das bandeiras da ilha do Fogo, Valdomiro Dias, foi homenageado hoje, 27 de Abril, pelo artista plástico José Pereira “Djudjé” com a entrega de um quadro da sua figura.

Valdomiro Dias que nasceu na cidade de São Filipe há 84 anos e está na lide das bandeiras há, pelo menos 70 anos, recebeu das mãos do artista que reside nos Estados Unidos da América o quadro com o seu retrato na presença do presidente da Casa das Bandeiras Henrique Pires e de dois outros artistas plásticos da cidade São Filipe.

José Pereira “Djudjé”, com uma presença regular nas festas do dia do município e da bandeira de São Filipe, com exposições do seu trabalho, disse que o quadro insere-se num desafio que tem para tentar motivar, mas também homenagear os “grandes mestres” da cultura da ilha e das bandeiras, em particular.

Depois da coladeira Idalina, que o artista pintou e entregou o quadro ainda antes da sua morte há dois anos, e no ano passado ter retratado a coladeira Maria Tchuneta, este ano coube ao chefe dos tamboreiros das festas da bandeira de São Filipe Valdomiro Dias.

José Pereira “Djudjé” disse que a homenagem aos “fazedores” da cultura vai continuar e que a ideia é, anualmente, transpor para a tela um elemento do grupo de tamboreiros ou coladeiras até completar o painel com todos os “grandes” da festa da bandeira que, segundo o mesmo, estão a entrar em esquecimento, razão porque não quer deixar a história morrer, através de sua perpetuação nas telas.

Por sua vez, o presidente da Casa das Bandeiras, Henrique Pires, considerou a homenagem como um “gesto bonito”, explicando que o pessoal ligado à bandeira está a entrar numa fase mais difícil que é a idade avançada e é interessante fazer este tipo de coisas antes das pessoas morrerem.

“É um gesto bonito e Valdomiro merece. Não só ele como os demais companheiros que trabalham com ele. Esperamos que os dois pintores presentes (Paulo e Zelito) façam o mesmo para com Valdomiro e outras figuras que fazem parte da cultura da bandeira da ilha do Fogo”, disse Henrique Pires.

Este lembrou que a cultura da bandeira é apenas da ilha do Fogo e todos devem dar cada vez mais forças e valorizar a tradição para torná-la cada vez mais grande, sublinhando que é necessário envolver os jovens para que aprendam as tradições porque com o andar dos tempos pode deixar de existir alguém para dar continuidade à cultura.

Henrique Pires disse que a Casa das Bandeiras tem homenageado as figuras ligadas às bandeiras, sendo o exemplo mais concreto a homenagem prestada à coladeira Idalina em que a Casa das Bandeiras cumpriu o desejo da mesma em termos de realização do funeral.

“Neste momento temos na ilha a campa para colocar no covato de Idalina e esperamos em coordenação com a câmara municipal que ofereceu covato no cemitério de Marcela e que já reparou o referido cemitério, definir uma data para a colocação da campa no seu covato”, disse.

Por sua vez, Valdemiro Dias considerou a doação do quadro por parte do artista José Pereira “Djudjé” como uma “grande honra e alegria”, mas salientou que a doação do quadro deve também ao trabalho da Casa das Bandeiras e do seu presidente Henrique Pires que sempre lutou para a preservação das tradicionais festas das bandeiras.

“Ficamos agradecidos por tudo aquilo que foi feito para o grupo de coladeiras e tamboreiros”, disse Valdomiro Dias que apesar dos seus 84 anos ainda continua com boa memória relativamente às tradições ligadas às festas das Bandeiras.

À semelhança dos anos anteriores, Valdomiro Dias e os demais membros do seu grupo iniciou na tarde do dia 27 o pilão, o ritual que marca as festas da bandeira de São Filipe e que consiste na preparação do milho para a confecção do xerém-de-festa, prato obrigatório no almoço de cavaleiros e convidados.

O pilão que começa com aviso aos tamboreiros e coladeiras através de foguetes consiste em triturar o milho e o momento é acompanhado pelo rufar dos tambores e canções apropriadas (coladeiras).

JR/HF

Inforpress/Fim

27/04/24 17:14

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – O humorista cabo-verdiano Nhu Puxim, nome artístico de João Baptista Guerreiro Velhinho Rodrigues, faleceu esta sexta-feira, 26, nos Estados Unidos da América.

Nhu Puxin, que encarnava o personagem “Nastaci Lopi”, conforme informação confirmada à Inforpress pelo irmão, faleceu, aos 82 anos, no hospital de Boston Medical Center, vítima de doença prolongada.

O falecido era considerado um dos melhores humoristas cabo-verdianos de todos os tempos, era irmão do escritor Vadinho Velhinho.

Antes de rumar para os Estados Unidos da América, nos anos 80 e 90 contou as aventuras de Nhu Puxim por todo o Cabo Verde.

Homem de vários talentos artísticos, foi vocalista da banda Sodade em 1969 e apresentador de diversos programas radiofónicos e televisivos, com destaque para o popular programa Na Kambar di Sol.

O falecido era natural da ilha de Santiago e residia em zona de Achada Santo António, Praia.

OM/SC//HF

Inforpress/Fim

27/04/24 17:12

Assomada, 27 Abr (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas manifestou hoje a sua confiança em ver a Tabanca ser elevada a Património da Humanidade e pediu aos grupos que se mantenham firmes na tradição.

Abraão Vicente mostrou esta confiança no seu discurso, em Assomada, durante o acto da assinatura de um acordo financeiro entre o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do o Instituto do Património Cultural (IPC) e sete grupos de tabanca de Santa Catarina.

Segundo este governante vai ser preparado o dossier para manifestação e apresentação desta iniciativa à UNESCO, acreditando que assim como Cidade Velha e a Morna, a tabanca possa vir a ser Património da Humanidade, ressaltando que este processo leva o seu tempo.

Sobre o acordo financeiro, celebrado com os sete grupos, onde cada um recebeu o valor de 200 mil escudos, relembrou que é uma acção que já está a decorrer desde 2018, e este valor, caso for bem empregue, dará os seus frutos.

Ainda, na questão da tabanca, Abraão Vicente afiançou que esta tradição “não está a morrer” considerando que a tabanca “está no ar, nas pessoas” e enquanto existe o património vivo (as pessoas), garantiu que a tabanca também “não morre”.

Entretanto, sublinhou que é preciso fazer o trabalho da passagem do conhecimento, acentuando que muito mais do que pensar no momento de festa é enraizar a tabanca na comunidade de tal maneira que as actividades, ao serem feitas, sejam mais tradição do que simplesmente um ritual para divertimento. 

Abraão Vicente desabafou que a sua grande preocupação com a Cultura em Cabo Verde não é o seu desaparecimento, mas sim a superficialidade com que são celebrados alguns actos e rituais culturais, transformando-os apenas em momentos de festa, pelo que reforçou que “cultura é muito mais do que isso”.

O ministro lançou um desafio aos grupos e à Câmara Municipal de Santa Catarina no sentido de resgatarem os rituais fortes da tabanca no município, pois “o futuro não é somente o digital, mas é também a tradição”. 

Neste mesmo evento, anunciou que vai ser lançada a obra de reabilitação do Museu Norberto Tavares, orçado em 21 mil contos, informando que o financiamento já se encontra garantido e o concurso vai ser lançado dentro de dias para dar ao Museu, que foi também Museu Tabanca, a sua dignidade.

Em representação do grupo de tabanca de Tcharco, José Avelino Monteiro disse no seu depoimento que o montante tem possibilitado a realização de várias intervenções importantes, e neste ano, o montante vai ser canalizado para construção de tambores e de vestuários, o que segundo o mesmo simboliza a tabanca.

Por seu turno, Ana Samira Baessa, presidente do IPC, afiançou que estão a trabalhar no processo contínuo de valorização da tabanca enquanto Património Nacional e que ao longo de vários anos têm vindo a fazer este trabalho juntamente com os grupos.

Segundo esta responsável, o financiamento não representa apenas um apoio para que os grupos realizem actividades de tabanca, mas também permite uma relação de confiança, previsibilidade com os grupos e acompanhar a dinâmica da tabanca, justificando que cada uma tem a sua particularidade e o objectivo é fazer este resgate.

Já a vereadora Isabel Monteiro, em substituição à presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, garantiu que há disponibilidade da autarquia santa-catarinense em auxiliar os grupos da tabanca no município.

Ressaltou que a autarquia tem um gabinete incubadora de negócios que pode apoiar os grupos na elaboração de projectos e na justificação de valores recebidos para que possam receber cada vez mais apoios para não perderem.

MC/HF

Inforpress/Fim 

27/04/24 15:07

Porto Novo, 27 Abr (Inforpress) – O candidato Domingos Santos ganhou, esta sexta-feira, a edição 2024 da gala regional “todo o mundo canta”, que teve como palco o espaço da aldeia cultural, na cidade do Porto Novo, em Santo Antão.

Domingos Santos, da cidade do Porto Novo, manifestou a sua “alegria” pela conquista do primeiro lugar neste evento musical regional, promovido pela Escola Municipal de Música do Porto Novo, em parceria com a edilidade porto-novense.

O vencedor da gala “todo o mundo canta” 2024 disse que sempre acreditou no seu potencial e prometeu “trabalho” para representar da melhor maneira possível a ilha de Santo Antão na gala nacional, que se realiza na ilha do Sal.

Dulce Graça e Dilma Lopes ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Este certame, que já faz parte da agenda musical em Santo Antão, contou com oito candidatos.

JM/HF

Inforpress/Fim

27/04/24 08:39

São Filipe, 26 Abr (Inforpress) – A candidata Cláudia Teixeira, de 23 anos, da localidade de Montinho, foi coroada miss São Filipe 2024 num certame que terminou quando já passava das 03:00 da madrugada de hoje.

A vencedora, que se mostrou bastante emocionada com a coroação, disse que não esperava o prémio porque, explicou, pela qualidade que foi ali apresentada, qualquer das candidatas poderia arrebatar a faixa.

Cláudia Teixeira levou de entre vários prémios, viagens inter ilhas, jantar e um valor monetário de 60 mil escudos.

À Inforpress, a mesma avançou que foram momentos intensos de preparação até o dia do evento, uma experiência enriquecedora do qual conseguiu extrair o sentido de responsabilidade das jovens.

Segundo a comissão organizadora representada por Emília Gomes, foram semanas de preparação para a escolha, selecção e casting das dez candidatas, sublinhando que houve uma desistência justificada com problemas familiares.

O evento, disse, preocupou-se em introduzir o tema “Nós munícipes” com uma homenagem na abertura do evento.

“Acreditamos que o público gostou do evento e nós, particularmente, gostamos também, muito embora reconheçamos que houve pontos que deveriam ser melhorados, mas serve de lição para os próximos anos” pontuou, atribuindo no geral uma nota positiva.

Emília Gomes aproveitou para a apelar à população a respeitar os horários do evento, explicando que a actividade arrancou com duas horas de atraso devido à falta de público.

A faixa de Miss Rede Social foi para a candidata Lucelina Lopes, de 20 anos, da localidade de Campana Baixo, e o prémio de 10 mil escudos, enquanto a candidata Sandy Lopes arrebatou a faixa de Miss Simpatia.

Miss Fotogenia e Segunda Dama da noite com o premio monetário de 10 e 15 mil escudos, respectivamente, foram atribuídas à candidata Sandisa Silva, de 20 anos, de Santo António.

Soraia Pina, de 18 anos, da localidade de Lomba, foi a vencedora da faixa de Primeira Dama e do prémio de 25 mil escudos.

LT/HF

Inforpress/Fim

26/04/24 20:34
26/04/24 17:36
26/04/24 16:54

Porto Novo, 26 Abr (Inforpress) - A actuação da companhia teatral Juventude em Marcha é destaque da noite cultural que acontece, esta sexta-feira, em Lagoa da Ribeira das Patas, no município do Porto Novo, no âmbito das festas da santa padroeira dessa localidade.

Além da actuação do Juventude em Marcha, a noite cultural conta ainda com a actuação dos grupos musicais Kuzinher e Banda e Manú e Banda, segundo o programa das festividades da Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho, que se assinala hoje em Lagoa da Ribeira das Patas.

Com este evento, organizado pelos jovens da Paróquia de São João Paulo II, com sede na Ribeira das Patas, o objectivo é angariar fundos com vista à participação desta paróquia no Jubileu dos jovens cabo-verdianos 2024, que acontecerá na cidade da Praia.

Entretanto, através de uma nota, a edilidade porto-novense destaca as festividades da Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho, santa padroeira da comunidade de Lagoa da Ribeira das Patas, uma das festas populares de romaria, anualmente, celebradas no município do Porto Novo.

Desde o dia 17 de Abril, essa localidade tem conhecido alguma movimentação com um programa de actividades, que inclui a cultura e o desporto, além de actividades religiosas.

JM/CP

Inforpress/Fim

26/04/24 16:40

Tarrafal, 26 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, defendeu hoje a necessidade de se introduzir, definitivamente, o Campo de Concentração no roteiro turístico municipal e nacional.

José dos Reis fez este apelo em declarações à imprensa, no decorrer do seminário intitulado “Campo de Concentração do Tarrafal - 50 anos depois da libertação dos presos políticos”, assegurando que o município tem todas as condições para ser um “grande” polo turístico da Ilha de Santiago e de Cabo Verde.

Daí explicou esta iniciativa de promover o encontro de trabalho com vários especialistas para debaterem a relevância do espaço histórico na valorização, ao máximo, das potencialidades turísticas que o município apresenta.

“Devemos sim introduzir o Campo de Concentração definitivamente no roteiro turístico municipal e nacional, pois há potencialidades no domínio do turismo e ninguém tem dúvidas sobre isso”, disse, realçando que é preciso ser mais pragmático, sobretudo na promoção do turismo a nível da ilha de Santiago.

Por seu turno, o investigador e historiador Carlos Carvalho disse entender que o Campo de Concentração deve ser elevado à categoria de Património Mundial e congratula-se com a realização deste seminário que, segundo o mesmo, é uma “forma de consolidar o potencial turístico do espaço”.

“Todo este movimento é importante para ajudar na consolidação de todo esse processo de candidatura do Campo a Património Mundial e essa conferência é interessante porque traz perspectivas interessantes de pessoas, vivências e gerações diferentes”, considerou, sublinhando que é mais um contributo que podem dar na edificação do Tarrafal enquanto lugar turístico interessante e que tem muitas potencialidades ainda por descobrir.

Neste seminário, participam alunos da Escola Secundária do Tarrafal, tendo a aluna Tatiana Gomes falado da relevância do evento.

Sublinhou que é uma parte da história do município, do país e da cultura, sendo assim importante os mais novos saberem a valor que ela acarreta, relembrando que o Campo de Concentração não descreve ou marca somente a história dos cabo-verdianos, mas também dos outros povos que estiveram envolvidos na luta e dos portugueses.

Paralelamente a este evento, está em curso um programa de actividades promovidas por diversas entidades, que dão relevo ao acontecimento, e que culminam com a presença de chefes de Estado e muitos convidados nacionais e internacionais.

MC/CP

Inforpress/Fim

26/04/24 12:21

Porto Inglês, 26 Abr (Inforpress) - A Associação Tabanka Djarmai realiza este fim-de-semana um mini festival de Batuco, enquadrado nas festividades de Santa Cruz, que se assinala a 03 de Maio.

Segundo a responsável da associação Tabanka Djarmai, Marinha Santos, o objectivo da realização deste evento, já na terceira edição, visa valorizar aquele género musical na ilha, uma vez que houve tempos de alguma dinâmica e também algum resfriamento, mas que neste momento está a conhecer uma nova dinâmica.

Conforme adiantou aquela representante, o evento previsto para este sábado, na cidade do Porto Inglês, vai contar com a participação de dois grupos de Santa Catarina de Santiago, além de mais seis grupos locais.

Adiantou, por outro lado, que a festa de Tabanka Santa Cruz, conheceu na quinta-feira um dos seus pontos auges, com a realização da tradicional "kutxida", adiantado que a festa vai continuar até o dia 10 de Maio, cujo ponto alto vai ser a realização da missa e cortejo até a cruz na salina no próximo dia 03 de Maio.

Marinha adiantou que, durante esse período, percorreram todos os bairros e todas as artérias da cidade do Porto Inglês levando a Tabanka e espírito de festa aos moradores daquela urbe, durante a qual também recebem ofertas para continuarem as suas actividades.

Para a realização do mini festival de batuco, a entrevistada da Inforpress assegurou que estão a contar com a colaboração da autarquia, bem como dos apoios e fundos da associação.

WN/ZS

Inforpress/Fim

26/04/24 12:06

Porto Novo, 26 Abr (Inforpress) – A edilidade porto-novense anunciou hoje a realização, segunda-feira, 29, da edição 2024 do festival de dança, que reúne os grupos de dança tradicional e contemporânea do município do Porto Novo.

Conforme a autarquia, o evento, que marca o Dia Internacional da Dança, que se comemora a 29 de Abril, vai contar com a presença dos grupos Maravilha Tropical, Milla Dance, Escola Progresso, The Dreamers e da associação Nova Geração – Sul.

Segundo ainda os promotores, o festival de dança se enquadra ainda no programa "Porto Novo Criativo", que tem como objectivo desenvolver junto dos jovens “uma consciência cultural e patrimonial que garanta a sustentabilidade dos recursos culturais e patrimoniais”.

O sector cultural no município do Porto Novo receberá ao longo deste ano de 2024 um investimento de 32 mil contos, sendo de destacar a conclusão do museu das romarias, a criação da escola municipal de música e da biblioteca municipal.

JM/ZS

Inforpress/Fim

25/04/24 23:36

Tarrafal, 25 Abr (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, informou hoje que a UNESCO já recebeu a carta formal que comunica a candidatura do Campo de Concentração a Património da Humanidade, o que, considera, é um grande passo.

Abraão Vicente fez o anúncio no acto de apresentação da estratégia desta candidatura à UNESCO, apresentação feita hoje, no próprio Campo de Concentração, um acto que segundo o mesmo significa o reconhecimento das memórias dos que passaram por ali e dos sacrifícios envidados por muitos na altura.

“A UNESCO já recebeu a carta formal a comunicar a candidatura do Campo de Concentração a Património da Humanidade, portanto é um passo importantíssimo”, considerou, sublinhando que neste momento o local já se encontra totalmente reabilitada, vai ser inaugurado um auditório novo, uma biblioteca nova, mas também uma nova exposição.

Neste sentido, diz estar convicto de que o Governo está a cumprir constitucionalmente com aquilo que é da sua competência, reforçando que vai celebrar os 50 anos do encerramento do campo de concentração com início hoje, mas com actividades que vão prolongar até o próximo dia 10 de Maio, incluindo o descerramento de uma placa comemorativa em nome do Governo de Cabo Verde. 

Segundo o ministro, o desejo era se unir à Presidência da República e assinalar esta data a 01 de Maio, mas como o Governo não foi incluído na programação não vão interferir, deixando para comemorar com pompa e circunstância numa outra data, nomeadamente, a 08, 09 e 10 de Maio. 

Sobre a candidatura, o vereador da área da Cultura da Câmara Municipal do Tarrafal, Arnaldo Borges, regozijou-se com este passo, relembrando agora que esta é uma tarefa de todos, sublinhando, igualmente, que exige o envolvimento de todos os munícipes tarrafalenses.

MC/HF

Inforpress/Fim

25/04/24 18:53

Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) – A artista urbana e ilustradora Gildoca Barros, natural e residente na Ilha de São Vicente, tem patente a partir de hoje, no Palácio de Cultura Ildo Lobo, a sua exposição intitulada “Memórias e Sentimentos”.

Após sua estreia na terra natal, no Centro Nacional de Artesanato e Design no Mindelo, em Dezembro do ano passado, a ilustradora trouxe a mostra para apreciação dos praienses, oferecendo uma oportunidade única para compartilhar sua arte e narrativa pessoal.

Neste projecto, Gildoca mergulha nas suas próprias experiências familiares, especialmente em torno da emigração de seus pais para o exterior. Ela presta uma homenagem tocante aos esforços e sacrifícios de seus entes queridos, particularmente de sua avó, que desempenhou um papel fundamental em sua vida durante a ausência dos pais.

"Basicamente, é uma homenagem ao trabalho e às lutas dos meus pais, faço também uma homenagem ao meu irmão mais velho e especialmente à minha avó que, durante esse período de crescimento e evolução na ausência dos meus pais, foi ela quem me criou, quem preencheu todos os vazios que a emigração deixou em mim de alguma forma", explicou.

A exposição apresenta seis quadros, acompanhados por fotografias de arquivo e documentos pessoais de seus pais, que enriquecem ainda mais a narrativa visual.

Gildoca Barros desafia-se artisticamente ao explorar novas técnicas, utilizando tinta acrílica para criar texturas e representações que capturam a experiência humana.

A são-vicentina ressaltou ainda que ao trazer a sua arte para a cidade da Praia, não apenas busca expandir o seu alcance, mas também deseja estabelecer conexões significativas com outros artistas e potenciais colaboradores.

A exposição "Memórias e Sentimentos" estará aberta ao público até 25 de Maio.

Conforme adiantou, ela vem sendo reconhecida por seu trabalho como muralista e ilustradora. Actualmente fez a ilustração de dois livros infantis de autores portugueses.

TC/HF

Inforpress/Fim

25/04/24 18:10

Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) - O cabo-verdiano jogador profissional de basquetebol do Benfica Ivan F Almeida e o jovem artista August Silva têm já disponível nas plataformas digitais o mais recente EP intitulado “Reset”, revelando novas facetas de ambos os músicos.

“Dois singles de avanço já foram dados a conhecer ao longo de 2023: Korreria e F.A.M.E. (Nasci Pan Venci), músicas fortes, com mensagem e atitude, que já revelam um pouco da energia do novo EP”, destacou a assessoria dos músicos, em comunicado.

Conforme a mesma fonte, trata-se de um trabalho com letras “altamente motivacionais, cheias de conteúdo e de intervenção”, mas há temas relacionados também com o amor.

Composto por sete faixas, o EP apresenta sonoridades diversas, correndo pelo hip-hop, rap, trap, afro beat, entre outros.

O EP “Reset”, maioritariamente cantado em crioulo, explora também as línguas portuguesa e inglesa.

Integram o projecto as seguintes faixas: “Sigui”, “Eh Ka Nada”, “Korreria”, “F.A.M.E. (Nasci Pan Venci)”, “Call Me Loko”, “N’Gosta Di (Interlude)” e “Reset”.

Jogador profissional de basquetebol do Benfica, sagrado bi-campeão nacional em Portugal nas duas últimas épocas, Ivan Almeida é igualmente jogador da Seleção Nacional de Cabo Verde.

No Verão de 2023, apoiou Cabo Verde a fazer história, tendo sido um dos obreiros que tornou possível a participação do arquipélago, pela primeira vez, no Mundial de Basket, que se realizou na Ásia.

Em 2023, surpreendeu todos os fãs que já admiravam os seus dotes como atleta, revelando agora talento enquanto artista.

Depois de ter já participado em algumas músicas de outros artistas e na produção musical de trabalhos de terceiros, Ivan F Almeida lançou músicas em nome próprio, como cantor, produtor, compositor e engenheiro de som.

Já o August Silva começou com 15 anos no mundo da música, assinando como Fat Boy. Integrou depois o grupo de rap chamado Ghetto Stars que trouxe inovação no panorama musical e rapidamente ganhou admiração do público, conseguindo até alguns prémios regionais.

De acordo com a assessoria dos artistas, a música "Dexan Respira", lançada pelo grupo, foi um hit na época, alcançando 100 mil visualizações no YouTube. Iniciou depois carreira a solo, conciliando a vida musical com os estudos.

A sua discografia inclui um EP "Na Metadi Kaminhu", e vários singles com participações diversas. O tema “Fudido" deu-lhe um grande impulso e atribuiu-lhe ainda mais respeito no mundo do rap crioulo.

Tendo trabalhado com vários artistas e produtores de renome como Ga Da Lomba, Djox, Dibaz, Cláudio Sousa, Cesf, Lenno Beats, o artista agora está a preparar o seu álbum a solo, que será lançado em breve.

TC/CP

Inforpress/Fim

25/04/24 17:39

Porto Novo, 25 Abr (Inforpress) - O Centro de Arte, Artesanato e Design (CNAD) e a câmara do Porto Novo acabam de certificar mais um grupo de artesãos neste município, elevando para 30 o número de artesãos locais já certificados, informou hoje a autarquia.

Uma nota da edilidade porto-novense explica que os artesãos dispõem já de Kits constituídos por manual do artesão, cartão do artesão, selos do artesão, carta do artesão e cartas de recomendação e avaliação nas categorias do artesão semi-profissional e artesão sénior.

A câmara municipal informou que mais uma dezena de artesãos aguarda também pelos respectivos cartões.

Porto Novo dispõe de mais de uma centena de artesãos cadastrados, trinta dos quais certificados, sendo que mais de uma dezena aguarda pelos respectivos cartões.

O kit de artesão proporciona à classe melhores condições de trabalho e, consequentemente, uma maior e melhor produção, além da promoção das suas actividades.

Porto Novo dispõe de um laboratório experimental de artesanato e design que tem apostado na promoção do artesanato e design, na recolha e na identificação da etnografia e ainda na capacitação profissional dos artesãos.

JM/CP

Inforpress/Fim

Afficher 1 à 20 de 461