Ver Noticias

Futsal/Santo Antão Sul: Lajedos, Ajax, Aventureiras e Chã de Armazém disputam meias-finais da taça regional feminino

Santo Antão: Associação portuguesa reforça produção de plantas para campos experimentais, perímetros florestais e áreas protegidas

Portugal: Há uma ligação muito forte entre Cabo Verde e Sines onde a presença de cabo-verdianos é importante – PR

Praia com actualmente 2.867 pessoas em tratamento antirretroviral da infecção pelo VIH - Secretária da CCS-SIDA

Instituto Pedro Pires para Liderança anuncia abertura de inscrição para “Summer Leadership Program 2024”

São Vicente: Governo anuncia várias obras estruturantes para a cidade do Mindelo

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) – A ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, anunciou hoje várias obras “estruturantes” para a ilha de São Vicente, na sequência da declaração política da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

No momento em que a cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, completa 145 anos de sua fundação, a governante disse que a ocasião é de balanço e que apesar de toda a crítica da oposição “há muita confiança” em como este Governo “vai fazendo as coisas”.

Janine Lélis reagia assim à declaração política da UCID que traz um conjunto de preocupações, nomeadamente, a nível da segurança, do bem-estar, do acesso aos bens e serviços, como água e saneamento, habitações condignas, ao emprego, entre outras.

Respondendo às questões em matéria da habitação, por exemplo, disse que o Governo está a concretizar a sua política, focada na reabilitação das casas das famílias mais carenciadas, indicando que de 2017 a 2021 foram feitas mais de 3.600 intervenções habitacionais em parceria com os municípios.

A propósito e, concretamente, em São Vicente, a governante informou que esta quinta-feira, 25, marcou-se o início das obras para mais 54 casas na zona do “Iraque” para cumprir mais um compromisso assumido.

“Este projecto habitacional contempla melhorias significativas das condições de vida das pessoas, com foco virado para as crianças. Temos também um projecto que está a ser desenvolvido na zona de Ribeira de Julião onde estão a ser construídas 236 casas para famílias dos grupos 1 e 2, que inclui jovens à procura da sua primeira habitação”, anunciou.

Além disso, Janine Lélis fez também referência ao projecto de arrendamento social que envolveu 115 casas, assegurando que o Governo continua focado na melhoria da situação habitacional de São Vicente.

Em matéria de segurança recordou que, no ano passado, foram colocados, naquela ilha mais 19 efectivos, criada uma nova unidade policial em Monte Sossego, prevendo-se também reforçar o centro de comando do projecto Cidade Segura, com instalação de mais câmaras de vigilância que irão permitir o alargamento da área de cobertura de videovigilância para mais zonas e mais ruas, contribuindo para um ambiente de mais segurança.

“E, a Polícia Nacional tem reforçado a sua actuação, sendo certo que mais acções têm sido levadas a cabo, operações policiais mais intensas, efectuadas mais detenções, apreensões, inclusive apreensões de armas”, enumerou, anunciando várias outras áreas em curso consideradas “essenciais e fundamentais” para o processo de desenvolvimento de Mindelo.

Destas obras destacou o Data Center, o Terminal de Cruzeiro, a expansão do Porto Grande, a reabilitação e modernização da Cabnave.

“Ou seja, temos realizações a todos os níveis e São Vicente, assim como as outras ilhas, tem merecido o devido tratamento deste Governo. Continuamos e seguimos a fazer”, concluiu, a governante, assegurando que a governação é um processo.

“E, neste processo, priorizam-se as questões à medida das nossas capacidades e forças orçamentais, mas sempre com foco naquilo que é o processo de desenvolvimento das localidades, das ilhas e do povo de Cabo Verde”, concretizou.

SC/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Mosteiros: Execução orçamental de 2023 foi de 77% apesar da falta de transferência de verbas – Fábio Vieira

São Filipe, 26 Abr (Inforpress) – A execução orçamental do ano económico 2023 no município dos Mosteiros ronda os 77 por cento (%) e a câmara só não alcançou a meta preconizada por falta de transferência de verbas consignadas por parte do Governo.

Quem o diz é o presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, que responsabiliza o Governo por falta de transferência dos recursos consignados com especial enfoque para o maior investimento público que já se realizou nos Mosteiros desde a sua criação e que tem a ver com a asfaltagem de pouco mais de seis quilómetros de vias urbanas.

“Inicialmente prevíamos que o Governo iria comparticipar com 35 mil contos no projecto de asfaltagem, mas não obstante os vários encontros não foi possível uma clarificação desta comparticipação”, disse Fábio Vieira, acrescentando que a equipa camarária tem a plena consciência de ter implementado várias iniciativas, vários projectos e programas que consubstanciam em ganhos de desenvolvimento social e económico dos Mosteiros.

Com relação à asfaltagem das vias urbanas dos Mosteiros, o secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, que representou quinta-feira o executivo no acto inaugural da praça e alameda de Cruz dos Passos (São Filipe) disse que o Governo está engajado e comprometido para em parceria com a câmara dos Mosteiros concluir o processo de asfaltagem das vias.

O relatório de contas do ano de 2023 do município dos Mosteiros é escrutinado hoje pelos eleitos municipais durante sessão ordinária da Assembleia Municipal.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Praia com actualmente 2.867 pessoas em tratamento antirretroviral da infecção pelo VIH - Secretária da CCS-SIDA

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) - A secretária executiva do Comité de coordenação do Combate à SIDA (CCS-SIDA), Celina Ferreira, confirmou hoje que a Cidade da Praia tem no momento 2.867 pessoas em tratamento antirretroviral da infecção pelo VIH.

A secretária executiva da CCS-SIDA falava aos jornalistas à margem da entrega oficial do aparelho Gene-Expert à Delegacia de Saúde da Praia, um aparelho que visa detectar a carga viral do VIH e o diagnóstico de Tuberculose.

No entanto, de acordo com Celina Ferreira, a taxa da carga viral indetectável nas pessoas é de 76 por cento (%), dados que, segundo a mesma fonte, traduzem-se num “grande ganho”, visto que a meta é chegar aos 95%.

“Alcançando esta meta automaticamente estão a alcançar a meta de eliminar o VIH que é um dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”, sustentou esta responsável, avançando também que a Delegacia de Saúde da Praia tem 60% de pessoas que vivem com VIH e 80% de pessoas que vivem com tuberculose.

Quanto ao aparelho, explicou que o equipamento foi adquirido através do fundo global, de compras agrupadas que facilita o custo e benefício que aconteceu no âmbito do Projecto Feve (fronteira e vulnerabilidade), coordenado pela MORABI, financiado pela Cooperação Luxemburguesa e da implementação do Plano de Trabalho Anual (PTA) 2022 do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA, UNICEF, e no contexto da desconcentração de serviços de VIH-SIDA e Tuberculose em Cabo Verde.

“Decidimos reforçar a desconcentração dos serviços do VIH de modo que as pessoas tenham adesão ao tratamento e garantem a eficácia do tratamento e sobretudo da gestão da co-infecção do VIH e da Tuberculose”, disse.

O projecto Feve, avançou ainda Celina Ferreira, actua sobretudo nas populações vulneráveis que apresentam algumas barreiras no acesso aos serviços de saúde, no acesso à informação adequada e também em controlar uma doença crónica.

OS/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Ilha do Maio vai acolher este fim-de-semana mini festival de Batuco

Porto Inglês, 26 Abr (Inforpress) - A Associação Tabanka Djarmai realiza este fim-de-semana um mini festival de Batuco, enquadrado nas festividades de Santa Cruz, que se assinala a 03 de Maio.

Segundo a responsável da associação Tabanka Djarmai, Marinha Santos, o objectivo da realização deste evento, já na terceira edição, visa valorizar aquele género musical na ilha, uma vez que houve tempos de alguma dinâmica e também algum resfriamento, mas que neste momento está a conhecer uma nova dinâmica.

Conforme adiantou aquela representante, o evento previsto para este sábado, na cidade do Porto Inglês, vai contar com a participação de dois grupos de Santa Catarina de Santiago, além de mais seis grupos locais.

Adiantou, por outro lado, que a festa de Tabanka Santa Cruz, conheceu na quinta-feira um dos seus pontos auges, com a realização da tradicional "kutxida", adiantado que a festa vai continuar até o dia 10 de Maio, cujo ponto alto vai ser a realização da missa e cortejo até a cruz na salina no próximo dia 03 de Maio.

Marinha adiantou que, durante esse período, percorreram todos os bairros e todas as artérias da cidade do Porto Inglês levando a Tabanka e espírito de festa aos moradores daquela urbe, durante a qual também recebem ofertas para continuarem as suas actividades.

Para a realização do mini festival de batuco, a entrevistada da Inforpress assegurou que estão a contar com a colaboração da autarquia, bem como dos apoios e fundos da associação.

WN/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Futsal/Santo Antão Sul: Lajedos, Ajax, Aventureiras e Chã de Armazém disputam meias-finais da taça regional feminino

Porto Novo, 26 Abr (Inforpress) – As equipas de Lajedos, Ajax, Aventureiras e Chã de Armazém disputam, esta sexta-feira, as meias-finais da taça de futsal feminino em Santo Antão Sul.

Lajedos – Ajax e Aventureiras – Chã de Armazém são os jogos das semifinais da taça regional conforme calendário desta prova, organizada pela Associação Regional de Futebol em Santo Antão Sul, numa parceria com o Grupo Dinamizador dos Desportos de Salão no Porto Novo.

A equipa do Ajax conquistou, na semana passada, o campeonato regional de futsal feminino em Santo Antão Sul, também numa organização da associação regional de futebol.

Esta região desportiva recebeu, esta temporada e pela primeira vez, provas oficiais na modalidade de futsal, prevendo-se, dentro de pouco tempo, o arranque do campeonato masculino.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Ler mais

Santo Antão: Associação portuguesa reforça produção de plantas para campos experimentais, perímetros florestais e áreas protegidas

Porto Novo, 26 Abr (Inforpress) – A Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, no âmbito do projecto sistemas agro-florestais em Santo Antão, vai apostar no reforço da produção de plantas para os campos experimentais, perímetros florestais e áreas protegidas nesta ilha.

Essa associação, que promove vários projectos ambientais em Santo Antão, informou que vai multiplicar, nos viveiros da Casa do Meio e dos planaltos Leste e Norte, a produção de árvores frutíferas e florestais, que vão ser também doadas a agricultores santantonenses.

A reprodução das espécies é realizada sempre com recurso a várias técnicas agro-ecológicas, pretendendo esta associação portuguesa reutilizar embalagens, como pacotes de leite ou garrafas de plástico, “sendo esta uma forma de evitarmos a compra de plásticos e reduzirmos os resíduos em Santo Antão”, explicou.

“As plantas multiplicadas serão plantadas nos campos experimentais, nos perímetros florestais e áreas protegidas em Santo Antão, mas também serão doadas a agricultores durante actividades, melhorando assim a resiliência dos sistemas agro-alimentares na ilha”, sublinhou a mesma fonte.

Também, a Associação para a Defesa do Património de Mértola tem estado a partilhar com as escolas secundárias de Santo Antão o trabalho realizado nesta ilha ao longo de duas décadas de cooperação com Cabo Verde.  

Esta organização não-governamental portuguesa explicou que, ao longo deste período, tem desenvolvido em Santo Antão projectos em diferentes áreas, como ambiente, agricultura, turismo e juventude.

O projecto Raízes – Consolidar o Turismo Sustentável e Inclusivo em Cabo Verde, o projecto sobre sistemas agro-florestais e o projecto CIRAWA – Estratégias Agro-ecológicas para uma Agricultura Resiliente na África Ocidental, o projecto jovens agricultores da Casa de Meio são alguns dos projectos promovidos por esta associação portuguesa nesta ilha.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Ler mais

Instituto Pedro Pires para Liderança anuncia abertura de inscrição para “Summer Leadership Program 2024”

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) – O Instituto Pedro Pires para a Liderança anunciou que estão abertas as inscrições, até 10 de Maio, para o programa Summer Leadership Program 2024 destinado a líderes intermédios e de topo dos sectores público, privado e não governamental.

De acordo com a nota informativa a que a Inforpress teve acesso, o referido programa de liderança é fruto de uma parceria entre o IPP e a Bridgewater State University (BSU), que oferece uma oportunidade única para líderes cabo-verdianos desenvolverem as suas habilidades de liderança estratégica.

Com o tema "Desbloqueando Capacidades de Liderança Estratégica em Cabo Verde", o SLP2024 regressa aos EUA e será uma jornada de aprendizagem que combina a realidade cabo-verdiana com as melhores práticas globais em liderança.

Composta por 4 dias na cidade da Praia e 7 dias na Bridgewater State University, nos Estados Unidos, esta formação, conforme a nota, oferece uma plataforma abrangente para os participantes se capacitarem com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios específicos de Cabo Verde, ao mesmo tempo que os prepara para liderar com eficácia num mundo cada vez mais globalizado, dinâmico e sujeito a crises constantes.

A mesma fonte explica que a formação "Desbloqueando Capacidades de Liderança Estratégica em Cabo Verde" é uma oportunidade única para profissionais cabo-verdianos de todos os sectores fortalecerem as suas capacidades de liderança e contribuírem para o progresso do país.

“Ao participarem desta formação, os formandos estarão melhor preparados para enfrentar uma variedade de desafios a nível pessoal, organizacional, comunitário e nacional, além de estarem aptos a aproveitar as oportunidades que surgem em Cabo Verde, independentemente do sector em que actuam profissional ou civicamente”, lê-se na nota.

A nota realça ainda que “Desbloquear capacidades de liderança estratégica em Cabo Verde”, de 13 a 16 de Maio, é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos e impulsionar o desenvolvimento sustentável do país, apontando que isso envolve identificar e cultivar líderes com visão de longo prazo, pensamento crítico, capazes de articular e implementar estratégias eficazes em diversos sectores.

Além disso, acrescentou, promover um ambiente que incentive a inovação, a colaboração e a adaptabilidade é fundamental para preparar líderes capazes de enfrentar os desafios do futuro e aproveitar as oportunidades que surgem num mundo em constante mudança, salientando que na Praia, a formação incorpora elementos específicos da realidade cabo-verdiana, levando em conta o contexto e os desafios específicos de Cabo Verde.

Já o tema “Aprendendo a liderar estrategicamente Bridgewater”, a ser realizado de 21 a 29 de Junho, nos Estados Unidos da América, irá abranger uma variedade de temas e habilidades, como pensamento estratégico, gestão de mudanças, resolução de problemas complexos, comunicação eficaz e liderança ética.

A mesma fonte informa, por outro lado, que será uma oportunidade para conhecer as melhores práticas globais em liderança estratégica, com foco na sua aplicabilidade em diversos sectores e que contará com sessões interativas conduzidas por especialistas em liderança e gestão de organizações públicas, privadas e não governamentais.

O SLP2024 foi desenhado para decisores e líderes de nível intermédio e superior, que actuam no sector público, privado ou não governamental, que tenham no mínimo cinco anos de experiência profissional, preferencialmente em funções (ou com perspectivas) de chefia (intermédia ou de topo).

Para os formandos que também participam no segmento da formação realizado na Bridgewater State University, o domínio do inglês é um requisito essencial.

Segundo a mesma fonte, o SLP2024 oferece aos participantes a oportunidade de desenvolver as suas habilidades a partir da paixão pelo conhecimento e da experiência e partilha entre os seus pares. É destinado a líderes que buscam fazer a diferença, explorar novos desafios e construir uma rede de contactos duradoura e útil.

CM/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Coreia do Norte prevê resposta face a novos mecanismos para cumprimento de sanções

Lisboa, 25 Abr (Inforpress) - As autoridades norte-coreanas admitiram hoje tomar medidas caso os Estados Unidos da América implementem um novo mecanismo para endurecer e monitorizar as sanções impostas contra Pyongyang.

A Coreia do Norte pode vir a adotar "fortes medidas pragmáticas" para aumentar a sua força militar depois de Washington ter prometido trabalhar com a Coreia do Sul e outros países, para criar um comité de peritos alternativo para monitorizar as sanções e o cumprimento das mesmas por parte de Pyongyang.

Esta medida foi posta em cima da mesa depois de a Rússia ter vetado a possibilidade de alargar a comissão das Nações Unidas (ONU) que existia até agora e era responsável por estas funções.

"Se os Estados Unidos impuserem novas sanções contra a Coreia do Norte, aproveitaremos qualquer oportunidade para reajustar a nossa força, tal como os Estados Unidos temem", disse o vice-ministro do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, Kim Un Chol.

O governante adiantou que, "cada vez que os Estados Unidos preparam novas sanções dentro da ONU", o que conseguem é que a Coreia do Norte desenvolva "mais testes balísticos e nucleares", avançando que "serão tomadas ações contundentes" para impulsionar estas áreas.

Considerando que o mecanismo da ONU para supervisionar as sanções é ilegal, apesar de ter estas funções há uma década, o vice-ministro sustentou que "agora corre o risco de entrar em colapso e os Estados Unidos estão a apressar-se para garantir que a estrutura de pressão exercida através de sanções" não termine, segundo um comunicado do ministério.

Lembrando que a população norte-coreana vive sob sanções impostas por "forças hostis" há mais de meio século, o ministério qualificou esta ação de obsessiva por parte da Administração norte-americana.

"As sanções, a ferramenta diplomática preferida dos Estados Unidos, podem ser vistas como uma forma de sobrevivência do país, uma vez que lhes permite exercer domínio sobre outros povos", acrescentou, referindo ainda que "o facto de se ter tornado uma pedra no sapato dos Estados Unidos é uma realidade inegável".

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens