
Sal Rei, 19 Dez (Inforpress) – O Governo revelou disponibilidade para financiar a construção de um novo campo de treinos na ilha da Boa Vista já a partir de Janeiro de 2026, anunciou o ministro Adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto.
Carlos Monteiro falava na noite de quinta-feira, 18, na cerimónia de encerramento da iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude (CCCJ) 2025, em resposta às reivindicações apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, que enumerou as carências da ilha ao nível de infraestruturas desportivas.
Carlos Monteiro afirmou que, caso a infraestrutura seja uma prioridade para a autarquia, o Governo está em condições de avançar com a assinatura de um contrato-programa no início do próximo ano.
“Se for prioridade da Câmara, podemos estar em condições a partir de Janeiro de assinar um contrato-programa também relacionado com o campo de treinos”, afirmou o governante.
O ministro defendeu a necessidade de um “choque positivo e disruptivo” na construção de infraestruturas desportivas nos 22 municípios do país, visando tornar o desporto de iniciação e federado mais acessível para jovens em qualquer bairro ou município, um desafio que o governo local e central deve abraçar num horizonte de cinco a dez anos.
Por sua vez, Cláudio Mendonça aproveitou a sua intervenção para detalhar as necessidades urgentes do município, nomeadamente um campo de treinos para a cidade de Sal Rei, melhorias nos campos de Rabil e João Galego, e a construção de um estádio municipal para a zona Norte.
“Temos projeto, temos orçamento, temos medida (...) é só começar, é só obra”, afirmou o autarca, demonstrando a disponibilidade da autarquia em avançar com os trabalhos caso os recursos financeiros sejam disponibilizados pelo poder central.
Mendonça pediu ainda o apoio governamental para a iluminação do Estádio Arsénio Ramos, sublinhando que o desenvolvimento do desporto na ilha depende de infraestruturas que acompanhem o crescimento da camada jovem e a dinâmica das provas locais.
O governante reiterou que o trabalho estreitado entre os técnicos do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e da Câmara Municipal da Boa Vista, reforçado durante este ano de CCCJ, permitirá “uma melhor sinergia” para ultrapassar os desafios estruturais que a ilha ainda enfrenta.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar