Escritor Danny Spínola celebra 35 anos de carreira com novas obras e reedição de livros anteriores

Inicio | Cultura
Escritor Danny Spínola celebra 35 anos de carreira com novas obras e reedição de livros anteriores
19/12/25 - 12:42 pm

Cidade da Praia, 19 Dez (Inforpress) – O escritor e artista plástico Danny Spínola promove hoje, na cidade da Praia, um encontro artístico e literário, iniciativa que marca o lançamento de novas obras literárias, a reedição de livros anteriores e uma exposição interativa de pintura.

À Inforpress, o autor explicou que o conceito de “Renovação e Metamorfose” traduz um processo contínuo de republicação de obras já editadas, agora com nova roupagem, reorganização temática e inclusão de poemas inéditos, ao mesmo tempo que introduz novas criações literárias.

O encontro assinala 35 anos de inspiração de Danny Spínola, e 43 obras editadas ao longo da sua carreira.

O projecto, explicou, inclui a compilação de poemas por géneros, reunido, em volumes distintos, poemas filosóficos e metafísicos, líricos e eróticos, satíricos e de incidência épica, resultantes de livros anteriormente publicados, numa nova perspetiva editorial.

Paralelamente, o autor lança três obras inéditas de ficção, intituladas “Eclesiastes – O Paraíso do Inferno”, “O Guardião das Cidades Alucinadas” e “Tempos Lúcidos”, que reflectem diferentes abordagens temáticas e estéticas.

“No ano passado eu publiquei três obras inéditas e agora estão mais três obras inéditas. Isso tem sido sempre um caminhar, uma prática minha de estar a fazer coisas sempre”, afirmou, acrescentando que estará acompanhado com a exposição de três pinturas.

Sobre as novas obras, o escritor revelou que “Eclesiastes – O Paraíso do Inferno” é uma sátira social e política, fazendo uma leitura crítica da realidade cabo-verdiana e da condição psico-humana dos cabo-verdianos e dos problemas que enfrenta, tecendo uma “crítica” situações que levam as pessoas a desenvolverem problemas psíquicos

Já “O Guardião das Cidades Alucinadas” insere-se no domínio da ficção poética e utópica, explorando o imaginário cósmico e simbólico para além da ficção convencional.

Por sua vez, “Tempos Lúcidos” aborda o imaginário cultural cabo-verdiano, com referência a tradições como a feitiçaria e a bruxaria, inspiradas sobretudo na realidade do interior da ilha de Santiago e de outras ilhas do arquipélago, apresentando uma narrativa mais fluida e próxima do quotidiano.

Danny Spínola salientou ainda que o diálogo entre literatura e pintura é uma marca central do seu trabalho, defendendo que “a pintura é a sua poesia e a poesia é a sua pintura”, razão pela qual os lançamentos literários são habitualmente acompanhados por exposições de artes plásticas.

O evento, de acordo com o autor, propõe uma experiência imersiva que fará o leitor lançar um novo olhar sobre a arte e a literatura, com exposição interativa e diálogos sobre o processo criativo e a evolução das ideias do autor.

LT/CP

Inforpress/Fim

Partilhar