São Filipe, 14 Jul (Inforpress) - A escolha de Tudja, na encosta da Serra, para o palco da "Rota do Queijo: sabores e turismo rural" da 4ª edição da Festa do Queijo é um projecto estratégico para revitalizar a agricultura na Serra.
Pedro Matos, presidente da Associação Ka Djidja, organizadora da Festa do Queijo de Monte Grande, a escolha de Tudja é porque existe um projecto agrícola “bonito e magnífico” de José Teixeira que pode servir de inspiração para o cultivo de fruteiras, feijões e tubérculos na região serrana.
“É um lugar belíssimo, com plantas, com frutas e o pretexto é para discutir, não o turismo, mas a ideia de se criar e de se pensar estruturalmente a ilha do Fogo, criando uma circular, uma faixa de produção de agricultura, que pudesse conectar, a partir de Cabeça Fundão, toda essa região serrana que tem todas as condições e um microclima para produção de frutas, feijão, batata, mandioca”, destacou Pedro Matos
Segundo o mesmo, a Rota do Queijo deste ano é um pretexto para pensar em algo muito maior, que é a agricultura e se houvesse uma estrada para desencravar a região “muita gente voltaria para a Serra para trabalhar na agricultura”.
“A serra está abandonada e toda a área de plantas endêmicas está abandonada, porque não há presença humana, mas com uma estrada e com transporte regular as pessoas poderiam reocupar a Serra com agricultura sustentável e colocar mais produtos de qualidade nos mercados e reativar áreas de plantas endémicas”, referiu Pedro Matos que sublinhou que sempre se pensou, na Rota do Queijo, discutir outras temáticas e não apenas a questão do turismo.
O turismo vem depois das infraestruturas e da criação de conteúdo e o projecto que está a ser implementado e desenvolver na região de Tudja tem um conteúdo “extraordinário”, afirmou.
“A escolha de Tudja foi pela beleza do lugar, mas, acima de tudo, pelo magnífico projecto de José Teixeira, de um homem que apesar da idade avançada mantém um espaço riquíssimo em plantas, frutas e cultura”, concluiu Pedro Matos.
Os participantes da Rota do Queijo: sabores e turismo rural deste ano vão analisar o painel sobre "turismo rural como oportunidade para o desenvolvimento".
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar