Brava: Lavradores dizem-se preocupados com escassez de mão de obra na agricultura

Inicio | Ambiente
Brava: Lavradores dizem-se preocupados com escassez de mão de obra na agricultura
14/07/25 - 02:05 pm

Nova Sintra, 14 Jul(Inforpress) - Lavradores na ilha Brava mostram-se preocupados com a falta de mão de obra no município e consideram que isso pode comprometer a actividade agrícola.

Em declarações à Inforpress, a agricultora Fátima Mendes disse estar “muito preocupada” com a falta de mão-de-obra na ilha e afirmou que mesmo pagando 2.000 ou 2.500 escudos está a ser muito difícil encontrar homens para trabalhar.

A lavradora disse que a data da sua sementeira já foi agendada, mas até ao momento está à procura de trabalhadores para trabalhar no campo.

“Os jovens estão a mostrar claramente que não querem trabalhar na agricultura, pois é uma pena eles são muito bem pagos, no entanto, penso que esse tipo de trabalho não está a querer. Vou continuar a procura se não encontrar trabalhadores iremos cultivar somente o campo ao redor da casa”, sublinhou.

Por sua vez, o agricultor João Manuel, que também partilha da mesma opinião, salientou que já iniciou a sementeira, entretanto fê-lo apenas com os familiares, tendo em conta que não encontrou pessoas para trabalhar.

“Procurei umas duas pessoas para me ajudar a cavar, mas deram-me desculpas e então decidi trabalhar juntando a minha família, graças a deus já terminamos de colocar sementes na terra agora é esperar”, disse.

O agricultor disse temer mais à frente, porque na época da monda é necessário ter vários homens para o ajudar a trabalhar, caso contrário não conseguirá dar conta do trabalho.

“Apelo aos jovens para apanharem as suas enxadas e irem trabalhar e ganhar o seu dinheirinho, pois esta época todos os que querem podem trabalhar no campo e ganhar o seu sustento. Os agricultores estão a precisar de mão de obra, por isso não fiquem em casa”, concluiu.

DM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar