Cidade da Praia, 03 Jul (Inforpress)- A 2.º edição da Grande Feira de Livro do Cabo Verde arranca sexta-feira, 04, na cidade da Praia, com homenagem à escritora cabo-verdiana Dina Salústio, pelo seu contributo para a literatura e promoção do livro no país.
Esta homenagem, de acordo com uma nota enviada à Inforpress, integra as celebrações dos 50 anos da independência de Cabo Verde.
Sob o lema “O processo de Cabo Verde, 50 anos após a Independência: Diálogos literários antes e depois da Independência”, o evento decorre até 13 de Julho e abre com uma conferência inaugural, às 10:00, na sala de conferências da Biblioteca Nacional de Cabo Verde.
Os três antigos presidentes/primeiro-ministro da República, Carlos Veiga, Pedro Pires e Jorge Carlos Fonseca, vão marcar presença num debate moderado por Jairzinho Lopes Pereira.
Organizada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, com o principal parceiro o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, a feira contará com a participação de 20 editoras e instituições especializadas, e oferece mais de 25 mil exemplares à venda, com descontos em vários livros.
Entre os destaques do evento estão lançamentos como a nova edição do clássico “O Escravo”, de José de Evaristo Almeida, “Catálogo de Autores de Língua Portuguesa”, “Ana Procópio, Ana da Veiga e Cesária Évora”, de Chissana Magalhães, “Dunas Sem Areia”, de N’Gosi Nelly, e “Nem todas as árvores morrem de pé”, de Luísa Sobral.
Outras obras em destaque são “Campo de Concentração de Tarrafal (1936-1954): História e Uma Proposta de Reabilitação Urbana”, de José Soares e Luís Gomes, e “Sonoru Tenpestadi di Fumu Flor i Flexa”, de José Luiz Tavares.
A programação inclui ainda debates, sessões de cinema, homenagens e momentos culturais.
O evento vai receber ainda os escritores Germano Almeida, reconhecido contador de estórias cabo-verdiano, e a portuguesa Luísa Sobral.
A Grande Feira de Livro de Cabo Verde pretende ser “um importante espaço de diálogo e celebração” da literatura.
KF/SR//AA
Inforpress/Fim
Partilhar