Cidade da Praia, 18 Jul (Inforpress) - O Governo procede hoje ao acto público de assinatura do contrato da empreitada de requalificação do troço que liga a Sé Catedral ao Complexo da Misericórdia, na Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade.
Com um investimento total superior a 300 mil contos, esta primeira fase, de acordo com uma nota governamental, destina 50 mil contos à requalificação do troço entre dois dos edifícios religiosos mais emblemáticos da história nacional, a Sé Catedral e o Complexo da Misericórdia.
A cerimónia será presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e marca o arranque da primeira intervenção no âmbito do Projecto de Requalificação Urbana e Ambiental do Sítio Histórico de Cidade Velha – Património Mundial da Humanidade.
Financiado pelo Governo, através do Banco Mundial, do Fundo do Turismo, do Programa Operacional do Turismo (POT) e do Projecto Turismo Resiliente e Economia Azul, o projecto integra também a criação de novas infraestruturas.
Com efeito, a infraestrutura vai ser dotada de um parque infantil, um restaurante com esplanada e um espaço de interpretação, mediante as orientações do Plano de Gestão e do Plano Detalhado de Salvaguarda aprovados em 2024.
A assinatura deste contrato, ainda de acordo com o Governo, assinala o início de “uma transformação estruturante” do Sítio Histórico da Cidade Velha, com horizonte até 2027.
Tudo isto está centrado na valorização da paisagem urbana, do valor universal excepcional dos seus monumentos e vestígios, bem como na criação de melhores condições de acessibilidade, interpretação e fruição cultural e turística.
A cerimónia está aprazada para as 15:40 na sala de conferências do Palácio do Governo.
SR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar