Brava: Professores em formação de capacitação no processo de sinalização

Inicio | Sociedade
Brava: Professores em formação de capacitação no processo de sinalização
08/01/26 - 01:26 pm

Nova Sintra, 08 Jan (Inforpress)- A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) da Brava iniciou hoje uma ação de capacitação de três dias no processo de sinalização, destinada aos professores da Escola Básica de Nossa Senhora do Monte.

Em declarações à Inforpress, a coordenadora da EMAEI na Brava, Edoneia Teixeira, explicou que a formação tem como principal objectivo capacitar os docentes no domínio da sinalização e sensibilizá-los para a importância de adequar este processo às necessidades e características de cada aluno.

Segundo a responsável, durante os três dias serão abordados conteúdos relacionados com o sistema de sinalização, orientando os educadores sobre como identificar e sinalizar crianças que apresentam dificuldades no acompanhamento escolar, em comparação com os restantes alunos.

“A formação vai permitir aos professores conhecerem melhor as medidas que podem ser adotadas para identificar uma criança, proceder à sua sinalização e saber como agir e trabalhar pedagogicamente com os alunos sinalizados”, afirmou.

No segundo dia, está prevista a apresentação dos instrumentos utilizados no âmbito da sinalização, nomeadamente o Relatório Técnico-Pedagógico, o Plano Educativo Individual (PEI) e o Currículo Específico Individual (CEI), sendo que os professores irão aprender como aplicar, na prática, estes instrumentos junto dos alunos sinalizados.

No terceiro e último dia, conforme avançou Edoneia Teixeira, será abordado o processo de avaliação de um aluno sinalizado, com destaque para os itens essenciais a considerar de acordo com a necessidade de cada criança.

Ainda nesse dia, será analisado o decreto-lei que estabelece as condições especiais aplicáveis aos alunos sinalizados em Cabo Verde.

A coordenadora manifestou a expectativa de que esta ação de capacitação seja “bastante produtiva e de grande aprendizado” para todos os participantes, contribuindo para o reforço da educação inclusiva na ilha Brava.

DM/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar