
Sal Rei, 20 Fev (Inforpress) – O Governo formalizou hoje o contrato para a reabilitação e asfaltagem das estradas Rabil-Zona Norte e Estância de Baixo, na Boa Vista, num investimento de 906 mil contos, com prazo de execução de 20 meses.
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, durante uma visita de missão, assinalando o arranque de uma obra há muito esperada pela população da ilha e que totaliza 27,2 quilómetros de extensão.
O projecto divide-se em dois eixos principais, a via EN3-BV-01, que liga Rabil a João Galego, Fundo das Figueiras e Cabeça dos Tarafes em 24,5 quilómetros, e a EN3-BV-05, que faz a derivação para Estância de Baixo em 2,7 quilómetros.
A obra, financiada pelo Governo de Cabo Verde, sob a gestão da Estradas de Cabo Verde (ECV), será executada pelo consórcio Armando Cunha Cabo Verde/Elevolution Engenharia, S.A. (Elevo), sendo dono da obra o Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH).
"Hoje celebrámos o contrato de empreitada, o que significa que, dentro do espaço de um mês, as obras arrancarão no terreno", garantiu Ulisses Correia e Silva, reforçando que a infra-estrutura terá pavimentação em betão betuminoso e largura média de sete metros no troço principal.
Segundo o governante o projecto foi desenhado para ser resiliente, prevendo a utilização de 1.000 metros cúbicos de betão armado em passagens hidráulicas e mais de 13 mil metros de valetas para drenagem.
Ulisses Correia e Silva, afirmou ainda que a infra-estrutura terá um impacto directo na qualidade de vida e na economia local, incluindo a construção de passeios em “pavê” e sinalização moderna.
"Teremos uma estrada que se irá comportar bem em tempo de chuva", explicou, destacando a importância estratégica para o escoamento de produtos e a mobilidade entre o Norte e o centro de Sal Rei.
MGL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar