Lisboa, 25 Set (Inforpress) – O livro intitulado “Em nome da razão futura”, do antigo governante cabo-verdiano Silvino da Luz, foi apresentado hoje nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (Portugal), pela Rosa e Porcelana Editora.
A sessão de apresentação do livro de 853 páginas, cujo prefácio esteve a cargo do Presidente da República, José Maria Neves, foi conduzida pelo historiador António Correia e Silva e pelo combatente da liberdade da Pátria Carlos Reis.
A obra é um tributo a Cabo Verde, que comemorou 50 anos de independência no passado dia 05 de Julho, e uma homenagem ao “pai” das independências da Guiné e Cabo Verde, Amílcar Cabral, e ao antigo Presidente angolano (1975-1979), poeta, médico e estadista Agostinho Neto.
Em declarações à Inforpress, o apresentador do livro, António Correia e Silvam disse que “Em nome da razão” é um “livro maravilhoso” que se divide em três parte: radiografias, testemunhos e correspondências.
“Radiografias é análise do seu próprio percurso, uma análise às vezes histórica e outras vezes uma espécie de testemunho (…). Mas, na parte histórica muito interessante com notas, com rigor e apresentação de provas. Na outra parte ele dá a sua visão do que ele viveu”, explicou Correia e Silva.
Por outro lado, considerou “interessante” a parte “testemunhos”, onde amigos de infância e colegas de trabalho dão depoimentos sobre Silvino da Luz, ex-combatente que durante a primeira República foi ministro da Defesa e da Segurança Nacional de Cabo Verde e entre 1980 e 1991 foi ministro dos Negócios Estrangeiros.
Silvino da Luz, que segundo António Correia e Silva, é um património vivo para Cabo Verde, neste livro presenteia o arquipélago que celebrou 50 anos de independência e os historiadores como ele.
É que, segundo ele, a obra tem um excelente anexo documental, onde estão peças difíceis de se encontrar em arquivos públicos, desde correspondência, bilhetes, rascunhos de documentos.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar