Fundação Garah lança projecto "Acredita Cabo Verde" para educar e inspirar jovens

Inicio | Sociedade
Fundação Garah lança projecto "Acredita Cabo Verde" para educar e inspirar jovens
25/09/25 - 08:31 pm

Cidade da Praia, 25 Set (Inforpress) – A Fundação Garah, em parceria com os artistas Ga Dalomba e Sthe Mandela, lançou hoje, na Praia, o projecto “Acredita Cabo Verde”, uma iniciativa musical e social que visa educar e desenvolver o potencial de crianças cabo-verdianos.

À imprensa, Sthe Mandela destacou que o projecto “Acredita Cabo Verde” nasceu de um sentimento, alertando que muitos cabo-verdianos não acreditam no país e que os jovens não acreditam em si mesmos.

O projecto inicia-se em Achada Limpo, com uma comunidade de mais de 500 famílias. Inicialmente, o Acredita Cabo Verde vai apoiar 80 crianças do bairro.

Segundo o artista, o projecto oferece apoio pós-escolar, aulas de inglês, informática, cidadania e desporto, áreas que muitas crianças em camadas sociais desfavorecidas não têm acesso.

“O nosso contributo é preparar pessoas que, daqui a 20 ou 30 anos, possam gerir este país melhor. Claro que é preciso apontar o que está errado, mas enquanto sociedade civil, artistas e pais, temos de dar algo e é isso que estamos a fazer”, reforçou Sthe Mandela.

Para além da vertente educativa e artística, o projecto terá também um lado empresarial, com um tour pela Europa para apresentar os projectos, dialogar com associações de cabo-verdianos no exterior e criar oportunidades de investimento em Cabo Verde.

“A ideia é juntar as mãos e acreditar em Cabo Verde, continuar com o projecto na fundação, continuar com o projecto musical, sempre com crescimento”, ressaltou Ga da Lomba, por outro lado.

O artista explicou que o projecto pretende englobar toda a sociedade, actuando em três frentes principais: educar através da música, promover esperança e valores morais, e alcançar o máximo possível. 

O Acredita Cabo Verde pretende expandir-se para outros bairros e comunidades, levando educação, cultura, desporto e cidadania a cada vez mais crianças, reforçando a importância de acreditar e investir no futuro de Cabo Verde.

TC/JMV

Inforpress/Fim

 

 

Partilhar