São Vicente: Escola João José dos Santos recebe materiais escolares da associação Toronto

Inicio | Cooperação
São Vicente: Escola João José dos Santos recebe materiais escolares da associação Toronto
25/09/25 - 08:59 pm

Mindelo, 25 Set (Inforpress) - A escola João José dos Santos em Ribeirinha, sede do Agrupamento número 7, recebeu hoje um conjunto de materiais escolares e manuais da Associação Toronto do Canadá para distribuir a crianças carenciadas.

São cadernos, livros, canetas, compassos, réguas e lápis, entre outros materiais,  que serão transformados kits para alunos do 1.º ao 6.º ano e que serão distribuídos nas três escolas do agrupamento, com base num levantamento já feito das necessidades.

Em declarações à imprensa, o gestor do agrupamento, Manuel Lopes, disse que o donativo chegou em boa hora e é uma mais-valia para a instituição porque vai ajudar alunos cujos pais estão com dificuldades em comprar matérias escolares, principalmente após a tempestade Erin.

 “É uma mais-valia para as pessoas, para os pais na questão de compra de material escolar. Este donativo chega em boa hora porque vai colmatar a falta de materiais, principalmente para os alunos que estão a iniciar a vida escolar”, afirmou.

Segundo o gestor, ainda persistem algumas carências em termos de equipamentos informáticos que foram danificados pelas chuvas, pelo que a escola está a trabalhar a meio gás. Mas, reconheceu que graças a parceiros têm conseguido dar continuidade ao trabalho na escola.

De acordo com a representante da associação, Maria Cabral, que foi professora nessa escola, a ideia de ajudar a escola surgiu após a passagem da tempestade Erin em São Vicente.

“Não poderíamos trazer materiais porque não há transportes de lá até Cabo Verde. Comecei a pedir dinheiro a amigos cabo-verdianos, portugueses, angolanos e de outras nacionalidades que vivem em Toronto e arranjei uma equipa de professores em São Vicente para ajudar na compra dos materiais aqui”, explicou a mesma fonte.

A escola João José dos Santos é sede do Agrupamento 7, do qual pertence ainda a escola Luís Morais e Jovino Santos, totalizando 48 salas de aula. Esse agrupamento recebe alunos da zona de Ribeirinha, a segunda mais populosa de São Vicente, além de estudantes de Vila Nova- Cruz de Papa, Chã de Ti Liza e Lombo de Tanque entre outras zonas.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar