São Vicente/Chuvas: Câmara do Porto promete apoio de cerca de 11 mil contos e carro de lixo para reconstrução da ilha

Inicio | Cooperação
São Vicente/Chuvas: Câmara do Porto promete apoio de cerca de 11 mil contos e carro de lixo para reconstrução da ilha
22/09/25 - 01:43 pm

Mindelo, 22 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Porto assegurou hoje, no Mindelo, que a edilidade portuguesa vai enviar cerca de 11 mil contos (100 mil euros) e um carro de recolha de lixo para a ajudar a ilha de São Vicente.

Rui Moreira fez este anúncio à imprensa, após um encontro, na manhã de hoje, com o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves.

O autarca do Porto esteve acompanhado pelo secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Luís Campos Ferreira, e pelo embaixador de Portugal, João Luís Neves.

Segundo a mesma fonte, o apoio monetário de 100 mil euros foi decidido através de um consenso entre todas as forças políticas da Cidade do Porto e será encaminhado da Cruz Vermelha Internacional.

Já em relação ao carro de recolha de resíduos sólidos foi, ajuntou, uma das prioridades apontadas pelo presidente Augusto Neves, e vai agora ser cedido pela Câmara Municipal do Porto.

“Não é novo, porque se tivéssemos que encomendar um novo, demora um ano e meio a entrega, mas é um dos que nós estamos a utilizar e que nós temos disponíveis”, explicou Rui Moreira.

 

Questionado sobre apoios à Praça Estrela, infra-estrutura construída com o apoio da câmara que preside e que foi uma das zonas mais afectadas, Rui Moreira disse ser algo a ser discutido com Augusto Neves para ver algo a ser feito.

Quem falou também de concertação é o secretário-geral da UCCLA, que disse estarem a realizar reuniões de trabalho para averiguar o apoio necessário, para que a vida dos sanvicentinos regresse ao normal o mais rapidamente possível.

Contudo, Luís Campos Ferreira aventou a possibilidade da UCCLA ajudar no sector cultural, que “precisa não só na parte de formação, como monetária”.

Já da parte da Embaixada de Portugal, o embaixador João Luís Neves admitiu haver uma “cooperação muito transversal”, que poderá ser útil nas mais diferentes áreas.

Por outro lado, avançou, já se reuniram com Arquivo Nacional de Cabo Verde sobre a recuperação de alguns arquivos que ficaram prejudicados com as cheias e, em princípio, vão avançar para uma formação de curto prazo para garantir a recuperação desses registos.

A tempestade Erin, ocorrida na madrugada do dia 11 de Agosto, inundou bairros, destruiu estradas e estabelecimentos comerciais, afectou o abastecimento de energia e água e provocou nove mortos, havendo ainda duas pessoas desaparecidas e vários desalojados. 

Na sequência, o Governo decretou situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos concelhos de São Nicolau, outros dos pontos do país afectados.

Foi aprovado um plano de resposta com apoios de emergência às famílias e actividades económicas, incluindo linhas de crédito bonificadas e verbas a fundo perdido, financiadas pelo Fundo Nacional de Emergência e pelo Fundo Soberano de Emergência, criado em 2019.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar