Cidade da Praia, 22 Set (Inforpress) – O MpD (no poder) reconheceu hoje momentos difíceis atravessados pelo País a nível dos transportes marítimos e aéreos, mas garantiu que a solução já foi encontrada e que o Governo tem trabalhado “arduamente” para satisfazer as ligações inter-ilhas.
O líder parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD), Celso Ribeiro, fez esta afirmação em conferência de imprensa na Assembleia Nacional sobre a importância das instituições no sistema democrático e necessidade de consenso para a eleição dos órgãos externos ao parlamento.
Em resposta ao presidente do PAICV, Francisco Carvalho, que acusou o Governo de “falhanço” nos sectores dos transportes aéreos e marítimos, Celso Ribeiro afiançou o empenho do partido que sustenta o Governo e reforçou o trabalho para resolver os problemas dos cabo-verdianos.
Francisco Carvalho fez estas declarações à Inforpress, em Seixal (Portugal), à margem do encontro com a comunidade cabo-verdiana, numa perspectiva de diálogo em torno das próximas eleições legislativas e do futuro de Cabo Verde.
Sobre as críticas do PAICV de “enganar” os cabo-verdianos com a contratação de aviões alugados, prática comparada às eleições legislativas de 2021, disse que a oposição deveria também celebrar os ganhos do País.
“Neste momento temos solução. O que é que o PAICV quer? O PAICV acha que é para enganar os cabo-verdianos, mas nós estamos a trabalhar para satisfazer a necessidade dos cabo-verdianos, satisfazer a ligação entre as ilhas”, enfatizou, garantindo que já foi encontrada a solução.
Segundo o parlamentar, o Governo permanece “atento e actuante” tanto nos períodos “bons” como nos períodos desafiadores, frisando a busca constante por soluções para melhorar a ligação entre as ilhas.
“O PAICV acha que não se devia encontrar uma solução? Já foi encontrada a solução. É isso que nós estamos a trabalhar, é isso que nós queremos”, questionou Celso Ribeiro.
A Cabo Verde Airlines anunciou, no dia 15, a chegada da segunda aeronave ATR 72-600, com matrícula D4-CCN, que partiu de Toulouse, França.
Segundo o comunicado de imprensa do Governo, trata-se da segunda de duas aeronaves adquiridas para reforçar a frota nacional, sendo que a primeira chegou ao país no passado dia 05 de Setembro.
O Executivo reafirmou na altura o compromisso em garantir um serviço aéreo regular, seguro e de qualidade, com mobilidade e estabilidade operacional e contribuindo para o dinamismo económico de todas as ilhas.
LT/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar