Cidade da Praia, 22 Ago (Inforpress) - O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) lançou hoje o seu novo site institucional, uma plataforma moderna que, segundo o PCA, inspira confiança e reafirma o compromisso da entidade com a governação digital, a inovação e a modernização.
O lançamento ocorreu no âmbito do Fórum de Fortalecimento dos Centros de Excelência em Formação Profissional "Fortalecimento dos Centros de Excelência em Formação Profissional: Partilha de Experiências e Novas Perspetivas", em celebração aos 31 anos do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), na Cidade da Praia.
O presidente do IEFP, Paulo Santos, destacou que o novo portal oferece uma experiência de utilização otimizada, integrando ferramentas essenciais como a Plataforma de Estágios Profissionais (PEP), a Plataforma de Atribuição de Subsídios de Emprego e a nova Plataforma Kre+ de Gestão das Ofertas Formativas.
O site também disponibiliza dados estatísticos detalhados e informações claras sobre apoios e incentivos ao emprego.
“Este novo site representa a nossa determinação em oferecer um serviço mais eficiente, transparente e acessível a todos os cidadãos”, afirmou Paulo Santos, realçando ainda os investimentos na expansão da rede de Centros de Emprego e Formação Profissional em diversas regiões, incluindo Boa Vista, Ribeira Grande de Santiago, Tarrafal de Santiago e São Nicolau.
Além disso, conforme avançou, foram concluídas as obras de reabilitação e modernização das oficinas dos centros da Praia, do Sal e de São Vicente, que agora contam com novos equipamentos.
Segundo reiterou, entre 2016 e 2025, mais de 54 mil jovens beneficiaram de medidas de formação e qualificação promovidas pelo IEFP, e mais de 17 mil realizaram estágios profissionais, com uma taxa de empregabilidade superior a 70%.
Quanto ao fórum, o presidente enfatizou o objectivo de aprofundar a qualidade da formação, especializar a oferta e reforçar as parcerias com o sector privado e internacional.
“Estamos a construir uma rede de centros que sejam verdadeiros polos de inovação capazes de responder aos desafios do mercado em constante mudança e mutação”, disse, reconhecendo o papel fundamental dos parceiros internacionais, como a Cooperação Ex-Hamburguesa, a Cooperação Portuguesa, a Cooperação Espanhola, o Banco Mundial e a União Europeia, no fortalecimento do sistema técnico-profissional do país.
O IEFP foi criado em 1994 e actualmente conta com 130 colaboradores e 12 centros de emprego e formação profissional.
LT/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar