CENFIM destaca cinco eixos estratégicos que sustentam excelência na formação profissional

Inicio | Economia
  CENFIM destaca cinco eixos estratégicos que sustentam excelência na formação profissional
22/08/25 - 07:03 pm

Cidade da Praia, 22 Ago (Inforpress) - O diretor do Departamento de Formação do CENFIM, Victor Dias, destacou hoje os cinco eixos que sustentam a estratégia de excelência da instituição na formação profissional, especialmente no sector metalúrgico e metalomecânico.

 A declaração foi feita durante o Fórum Internacional: "Fortalecimento dos Centros de Excelência em Formação Profissional: Partilha de Experiências e Novas Perspetivas”, em celebração aos 31 anos do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Segundo Victor Dias, o compromisso com a excelência formativa está ancorado em cinco pilares fundamentais: forte ligação ao sector, trabalho em rede, oferta formativa completa, forte empregabilidade e internacionalização.

Estes eixos refletem, segundo o responsável, a diferença que o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) pretende fazer na qualificação de profissionais para o sector industrial.

A mesma fonte sublinhou a ligação directa do CENFIM com o mercado, através de um modelo tripartido entre o IFFP de Portugal e duas associações representativas do sector metalúrgico e metalomecânico.

Victor Dias salientou que a formação ministrada pelo CENFIM é “100% orientada para o mercado”.

 

“A cada dois anos, nós fazemos um levantamento das necessidades formativas, o que permite saber o que o mercado precisa.  Esse levantamento leva as pessoas à formação”, pontuou, destacando o trabalho em rede como elemento essencial. 

Segundo Victor Dias o centro opera com uma rede interna de 14 centros de formação espalhados por todo o país, além de parcerias locais com autarquias, entidades de solidariedade social e centros tecnológicos.

“Somos um centro altamente especializado, temos de ter uma rede técnica e essa rede técnica tem a ver com centros tecnológicos”, explicou. 

Outro destaque é a certificação internacional dos formandos, que permite mobilidade e reconhecimento das competências adquiridas em qualquer parte da Europa e além.

A oferta formativa “abrangente e diferenciadora” cobre praticamente todas as áreas do sector metalúrgico e metalomecânico, contribuindo para a integração eficaz dos formandos no mercado de trabalho.

Victor Dias concluiu reforçando que o foco principal da formação é a empregabilidade, e que o CENFIM continuará a adaptar-se às exigências do mercado, promovendo formação ao longo da vida e contribuindo para o desenvolvimento do sector industrial em Portugal.

LT/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar