Portugal: Kriol Star vai fazer treinos de preparação em Cabo Verde para a BAL 2025

Inicio | Desporto
Portugal: Kriol Star vai fazer treinos de preparação em Cabo Verde para a BAL 2025
21/01/25 - 10:55 am

Lisboa, 21 Jan (Inforpress) – A equipa Kriol Star, a primeira formação cabo-verdiana a qualificar-se para a Basketball Africa League (BAL), vai fazer a sua preparação em Cabo Verde para o torneio, cuja fase de conferência tem início em Abril.

Em declarações à Inforpress, em Lisboa, o capitão, CEO e cofundador da equipa, Joel Almeida, e o jogador e cofundador, Ivan Almeida, explicaram que os treinos em solo cabo-verdiano fazem parte de um esforço para fortalecer os laços com o país e inspirar a juventude local.

“Optamos por iniciar os treinos em Cabo Verde porque queremos mostrar aos cabo-verdianos que este projecto não é apenas sobre competir, mas também criar oportunidades para a nossa juventude e inspirar toda uma geração a sonhar mais alto”, afirmou o CEO da Kriol Star, Joel, destacando a importância de realizar esta etapa de preparação em Cabo Verde.

A equipa pretende aproveitar os treinos para conectar-se com os jovens atletas cabo-verdianos e partilhar experiências.

“Queremos que os jovens possam ver de perto como é a preparação de uma equipa que vai competir no maior palco de basquetebol de clubes em África”, acrescentou Ivan Almeida.

Segundo a direcção, a preparação em Cabo Verde também tem como objectivo criar um ambiente de apoio local, tendo o Joel sublinhado o impacto positivo que esta fase pode ter para o desenvolvimento do basquetebol no país.

“Esta é uma oportunidade de ouro para mostrar ao mundo que Cabo Verde pode competir de igual para igual com gigantes do desporto africano. Queremos trazer energia positiva e esperança para o futuro do basquetebol cabo-verdiano”, realçou.

A Kriol Star, fundada inicialmente como uma fundação, transformou-se em equipa de basquetebol no ano passado e, conforme os atletas da selecção cabo-verdiana de basquetebol Ivan e Joel Almeida, os treinos serão com intensidade, porque querem ir ao BAL, “não só para competir, mas para deixar uma marca”.

“O que nos trouxe até aqui foi a nossa resiliência, o trabalho em equipa e a paixão pelo que fazemos. Continuaremos com esta mentalidade para alcançar novos patamares”, concluiu Joel Almeida.

Ainda esta semana, elementos da Kriol Star, incluindo o CEO Joel Almeida, vão estar em Cabo Verde para promover a conquista para a competição organizada pela FIBA em parceria com a NBA e divulgar o impacto do projecto.

Em Portugal para fazer essa divulgação de até 22 de Janeiro estão, para além do capitão, CEO e cofundador, Joel Almeida, e do jogador e cofundador, Ivan Almeida, o presidente das operações de basquetebol, Carlos Andrade,

A Basketball Africa League, organizada pela NBA, terá uma audiência global, com transmissões para mais de 240 países e decorre de Abril a Junho, com participação de 12 equipas apuradas de todo o continente africano, com jogos a serem disputados em Marrocos, Senegal, Ruanda e a fase final na África do Sul.

DR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar