São Salvador do Mundo celebra hoje festa do santo padroeiro com olhos postos no futuro – presidente da câmara

Inicio | Política
São Salvador do Mundo celebra hoje festa do santo padroeiro com olhos postos no futuro – presidente da câmara
04/05/25 - 02:30 am

Achada Igreja, 04 Mai (Inforpress) – O município de São Salvador do Mundo comemora hoje o seu santo padroeiro com olhos postos no futuro almejando dar um novo fôlego ao turismo e tornar Achada Igreja numa das pequenas urbes mais bonitas de Cabo Verde.

Após quase um mês de actividades desportivas e culturais, e ainda inauguração para assinalar a efeméride, com destaque para o festival de música “Nhu Sior do Mundo 2025”, a festa terá hoje o seu pico com uma procissão e missa, a partir das 10:30.

“Estamos a celebrar a festa em honra ao nosso santo padroeiro, São Salvador do Mundo, mas com os olhos postos no futuro. Já estabelecemos como meta transformar São Salvador do Mundo (Picos) na capital do turismo rural da ilha de Santiago e Achada Igreja numa nas pequenas urbes mais bonitas de Cabo Verde”, afirmou o edil salvadorenho, Ângelo Vaz, em entrevista à Inforpress.

Para tal, avançou que a equipa que lidera desde 2016 tem investido fortemente no turismo e ainda continua a investir no desencravamento das localidades para que as pessoas possam ter acessibilidade e atingir os lugares turísticos existentes no município, sobretudo as altas e baixas.

Ângelo Vaz, que lembrou que a taxa de cobertura de ligação domiciliária de água no município atinge 80 por cento (%), comprometeu-se em levar água às zonas que ainda não têm este líquido precioso, e em construir casas de banho a todas as famílias vulneráveis no âmbito do programa “cada família uma casa de banho”.

Acrescentou ainda que vai continuar a construir e a reabilitar casas das famílias salvadorenhas mais vulneráveis.

Ângelo Vaz lembrou que o município, que completa 20 anos da criação a 19 de Julho próximo, vai receber ainda este ano três “grandes projectos”, requalificação urbana e ambiental do centro histórico de Achada Igreja, construção do novo centro de Saúde e reabilitação da igreja matriz de São Salvador do Mundo.

De entre os projectos, destacou a requalificação de Achada Igreja, que segundo ele, já conta com financiamento garantido do Banco Mundial (BM), passa pela construção de uma rua alternativa, asfaltagem da via principal, construção de uma nova rede de electricidade, construção do miradouro Boa Esperança.

Prevê-se ainda parque de estacionamento, instalação de equipamentos urbanos modernos, bem como incentivo à pintura das fachadas das casas.

“Estes três grandes projectos são a cereja no topo do bolo”, disse, reafirmando que o objectivo da sua equipa é transformar a cidade de Achada Igreja numa das “mais belas pequenas urbes” do país.

Separado em 2005 do concelho de Santa Catarina, São Salvador do Mundo conta com uma superfície de 31 quilómetros quadrados e constituído apenas por uma freguesia do mesmo nome, é conhecido pela sua tradição industrial (serralharia, metalúrgica e mecânica), e pelas suas potencialidades agrícolas, turísticas e em tecelagem.

Este município santiaguense conta com Paços do Concelho, serviços dos Correios de Cabo Verde, Igreja Paroquial com mesmo nome, Delegação do Ministério da Educação, Centro de Saúde, Conservatória dos Registos e Cartório Notarial, em Achada Igreja (sede do município), Esquadra Policial (nos arredores da cidade de Achada Igreja), e uma escola secundária, em Achada Leitão.

Continua, entretanto, a partilhar a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), a Delegacia de Saúde, o Tribunal e outros serviços com o município de Santa Catarina e não conta com bancos comerciais.

FM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar