Coculi, 03 Mai (Inforpress) – A égua Nancy, do Porto Novo, montada pelo joquei Joel Rocha, venceu hoje a corrida de cavalos enquadrada na festa de Santa Cruz, padroeira da freguesia de Santo Crucifixo, na Ribeira Grande.
O joquei Joel Rocha disse que foi a primeira vez que venceu a corrida de Santa Cruz, por isso ficou muito satisfeito com à conquista.
"Estou muito contente. É uma felicidade imensa, apesar de correr com algum desconforto porque estive a correr em São Vicente, mas a égua mostrou confiança e fomos superiores", disse.
Em segundo lugar ficou a égua Triana e Pérla alcançou o terceiro posto.
Na quarta posição ficou a égua Tranca, seguida de Madrigal e por último Nairoby, na sexta posição.
O presidente da Associação de Hispismo de Santo Antão, Tito Pires, fez um balanço positivo da competição enaltecendo a qualidade da prova, a postura dos joquéis e proprietários, bem como o investimento da Câmara Municipal da Ribeira Grande que, no seu entender, "fez uma boa pista" para competição.
Por sua vez, o vereador da cultura e desporto da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Pedro da Luz, disse que houve muito envolvimento da comunidade nas actividades, por isso considerou que o evento foi muito produtivo.
"As actividades decorreram de uma forma ordeira e agradecemos o grupo ‘Santa Cruz a Mexer’ pelas actividades culturais e a Associação Epi-Égua que organizou a corrida de cavalos que contou com boa adesão dos munícipes e muito ‘fair play’, algo que é muito positivo", referiu.
A corrida de cavalos da festa de Santa Cruz foi realizada durante dois dias com a inscrição de dez cavalos dos municípios da Ribeira Grande, Paul e Porto Novo, em fases a eliminar que ditou o apuramento de seis cavalos que concorreram à final disputada hoje, em duas séries de três, conquistada pela égua Nancy, sucedendo à égua Marisia que, este ano, não participou nas corridas.
EL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar