
Porto Novo, 01 Nov (Inforpress) – As duplas das ilhas do Maio, Santiago Norte e de São Nicolau ficaram de fora do campeonato nacional de voleibol de praia 2025, que está a decorrer na cidade do Porto Novo, Santo Antão, até segunda-feira.
A Federação Cabo-verdiana de Voleibol (FCV) lamentou a ausência das duplas campeãs destas regiões, facto que veio reduzir as expectativas iniciais em relação ao campeonato nacional, que eram elevadas.
“As expectativas eram grandes, mas acabamos por ficar a meio caminho, porque não conseguimos trazer as duplas das ilhas do Maio, São Nicolau e de Santiago Norte por causa dos transportes”, lamentou o responsável pelo voleibol de praia da FCV, Luciano Faria.
Mesmo assim, a mesma fonte disse que a FCV está a dar o seu melhor, realizando um campeonato reajustado, com oito duplas femininas e dez duplas masculinas.
Este responsável disse que o objectivo desta competição, com duração de três dias, é definir as melhores duplas para um evento internacional em Lajinha, na ilha de São Vicente.
A FCV enalteceu o facto de o campeonato nacional de voleibol de praia decorrer na arena de Cabo Verde Beach Volleyball Resort, na zona balnear de Curraletes, a três quilómetros da cidade do Porto Novo, “um espaço propício” para receber um evento do tipo, que valoriza Santo Antão e acaba por promover o turismo desportivo, avançou.
Também, está a decorrer, durante estes dias, uma formação de treinador nível 1, ministrado pelo medalhista olímpico Márcio Araújo (Brasil).
Para a FCV, o campeonato nacional de voleibol de praia 2025 assume-se como uma oportunidade de dinamização desportiva, turística e cultural para o município de Porto Novo e para Cabo Verde, fortalecendo o posicionamento do país como “destino de referência” na prática do voleibol de praia na região.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar