Cidade da Praia, 24 Mai (Inforpress) - A União Europeia (UE) promoveu hoje uma feira, na cidade da Praia, intitulada “Equipa Europa e Global Gateway” com o intuito de aproximar os cabo-verdianos dos seus projectos feitos no país.
Na abertura deste evento, que contou com a parceria do Governo de Cabo Verde e demais parceiros, o chefe de Cooperação da União Europeia em Cabo Verde, Cristobal Matas, disse que o objectivo principal da realização desta feira é aproximar mais os cabo-verdianos para inteirar-se mais dos diferentes projectos e iniciativas que a União Europeia tem feito de “bom” em parceria com Cabo Verde.
Em relação ao projecto Global gateway, Cristobal Matas, afirmou que este projecto é uma iniciativa "chave" que a União Europeia tem para trabalhar em África sobretudo em Cabo Verde que tem sido várias vezes assinalado como um país de “bom exemplo “neste continente.
No âmbito deste projecto da Global Gateway, avançou a mesma fonte que a União Europeia e Cabo Verde estão a trabalhar juntos neste momento, no projecto da transição energética e que estão previstas mais iniciativas.
“Vamos continuar a trabalhar também com outras empresas, nomeadamente a Cabeólica para aumentar a penetração da energia renovável, estamos a mobilizar financiamento para fazer concretizar a modernização dos portos de Cabo Verde”, adiantou, ressaltando que a parceria especial entre a União Europeia e Cabo Verde é uma “relação de família”.
Por seu turno, o vice-primeiro e ministro das Finanças, Olavo Correia considerou que esta feira tem uma importância “acrescida “para o país porque, segundo explicou, é uma feira em que esta cooperação focou “muito” nas pessoas, nos pescadores, agricultores, ONG e também na sustentabilidade deste território.
No que tange à parceria especial entre Europa e Cabo Verde, o governante frisou que é uma parceria ancorada no passado, mas “muito assente” no presente e que perspectiva um futuro “melhor” para Cabo Verde, África e a União Europeia.
“Uma parceria com valores que partilham a democracia, estado de direito, liberdade, diversidade, sobretudo da promoção da dignidade da pessoa humana”, realçou.
Prosseguiu, que a União Europeia é um parceiro especial de Cabo Verde e que este país tem a obrigação de celebrar todos os dias e anos esta parceria com resultados "palpáveis" tanto no passado como no presente.
“Estamos a trabalhar juntamente com a União Europeia para que a África seja um continente do futuro porque todas as matérias primas estão em África e juntos podemos trabalhar para que a África seja um país de oportunidades”, asseverou.
De referir que esta feira decorre até sábado, 25, na praça Alexandre Albuquerque, no platô, enquadrada nas celebrações de Maio, Mês da Europa, celebrando a parceria entre a Europa e Cabo Verde com várias actividades.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar