Ribeira Brava, 15 Ago (Inforpress) – O ministro das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Victor Coutinho, anunciou hoje que as 12 famílias que vivem no “casarão”, na localidade de Preguiça, no município da Ribeira Brava, vão ser realojadas, em “regime de emergência”.
Em entrevista à Inforpress, o governante começou por explicar que as 12 famílias residentes no “casarão” serão realojadas nas habitações sociais construídas na localidade, que embora ainda não disponham de certidão de habitabilidade, já estão concluídas.
Segundo Victor Coutinho, o ministério que tutela já conversou com as famílias e as mesmas “sabem bem para que realidade é que vão”, pois as casas já estão concluídas, estão pintadas, têm portas, janelas, mas ainda não têm ligação de luz e nem água.
“Em regime de emergência, tendo em conta o estado de calamidade, podemos fazer o realojamento nessas condições. Não há ainda contrato de eletricidade nem água, mas as casas têm um tanque, um reservatório suspenso, que pode perfeitamente ajudar as famílias nesses dias, e a eletricidade, infelizmente, não há condições neste momento, no imediato, de ter”, explicou.
Segundo o ministro, esta medida justifica-se pelo facto do “casarão” já não reunir condições de habitabilidade nem de estrutura, pelo que, destaca, o governo está com uma comunicação “muito clara” para evitar “muita confusão” durante o processo de realojamento.
De realçar, que o Governo decretou situação de calamidade nos municípios de São Vicente, Porto Novo, Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau, por seis meses, na sequência das fortes chuvas e inundações que afectaram as regiões na madrugada de segunda-feira.
WM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar