Tarrafal: Autarquia quer introduzir cemitério no roteiro histórico municipal

Inicio | Sociedade
Tarrafal: Autarquia quer introduzir cemitério no roteiro histórico municipal
19/09/24 - 08:01 pm

Tarrafal, 19 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal, no interior de Santiago, quer introduzir o cemitério municipal, onde existem campas dos presos políticos portugueses, no roteiro histórico municipal como também num sítio de visita, de valorização e de preservação.

A informação foi dada à Inforpress pelo presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, a propósito das intervenções em curso nesse campo-santo, nomeadamente construção de sanitário público e iluminação pública, sobretudo com energia solar.

“Há mais de 28 anos que Tarrafal tem estado a reclamar e clamar por um espaço onde podemos ter um sanitário público com dignidade para a satisfação dos residentes e para quem nos visita, sobretudo os que participam nas cerimónias fúnebres”, afirmou o autarca.

Estes dois projectos, segundo o edil, visam conferir dignidade a este espaço e à população do Tarrafal.

Segundo disse, tendo em conta a história que este cemitério tem, notou que hoje não se pode falar do ex-campo de concentração do Tarrafal, um património histórico, sem fazer a conexão com a história desse espaço religioso, onde existem campas dos presos políticos portugueses.

Daí, que a edilidade, segundo ele, vai trabalhar para introduzir o cemitério municipal do Tarrafal no roteiro histórico municipal como também num sítio de visita, de valorização e de preservação.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar