
Porto Novo, 14 Dez (Inforpress) – Os pescadores da comunidade piscatória do Monte Trigo, no município do Porto Novo, em Santo Antão, vão ser apoiados pela câmara municipal com novos motores para botes de boca aberta, anunciou a edil Elisa Pinheiro.
A autarca, que sexta-feira esteve de visita à aldeia encravada do Monte Trigo, garantiu que os motores estão na fase de aquisição e que brevemente estes equipamentos vão estar à disposição dos pescadores.
A Associação para o Desenvolvimento do Monte Trigo (Agripesca) havia pedido recentemente que o Governo apoiasse os pescadores desta comunidade na melhoria das condições para o exercício da sua actividade.
A presidente da Agripesca, Maria Miranda, disse à Inforpress que os pescadores do Monte Trigo precisam de apoios para equipar melhor os seus botes com motores de popa, à semelhança do que tem estado a acontecer em outras zonas piscatórias do Porto Novo.
Maria Miranda avançou que Monte Trigo, por ser uma zona isolada, é muitas vezes esquecido pelas autoridades.
A presidente da edilidade porto-novense garantiu que, além de apoios aos pescadores em motores de popa, a câmara municipal vai trabalhar no sentido de aumentar a capacidade de produção da unidade de gelo e apostar na criação de um estaleiro de apoio à pesca nessa localidade.
Ainda em Monte Trigo, a autarquia prometeu reforçar a assistência médica, com deslocação periódica de profissionais de saúde e concluir os estudos topográficos para a futura estrada de acesso.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar