
Porto Novo, 14 Dez (Inforpress) – O município do Porto Novo, em Santo Antão, terá em 2026 uma estação de tratamento de água residuais (ETAR) com capacidade para tratar 400 metros cúbicos de água por hora, infra-estrutura que já está na fase de implementação.
Informações a que a Inforpress teve acesso indicam que a ETAR faz parte dos investimentos em curso no município do Porto Novo no domínio do saneamento, que preveem ainda a construção de cinco quilómetros de rede para a recolha de águas residuais urbanas e oito quilómetros de rede para o transporte.
Porto Novo vai também receber três estações de bombagem de águas residuais urbanas, além de 305 ramais de ligações domiciliárias de águas residuais.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS), numa avaliação feita recentemente às obras do projecto de abastecimento de água potável e saneamento de águas residuais no município do Porto Novo, concluiu que as obras avançam “a bom ritmo”, prevendo que as obras terminem em meados do próximo ano.
O projecto contempla investimento de 1,2 milhões de contos nos domínios de água e saneamento.
Na componente de água, o projecto contempla a instalação de 15 quilómetros de rede de adução e dez quilómetros de rede de distribuição de água, além de nove sistemas de tratamento de água e 8.500 contadores.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar