Espanha pronta para apoiar Cabo Verde na criação de sistema de monitorização das pescas – Jorge Santos

Inicio | Cooperação
Espanha pronta para apoiar Cabo Verde na criação de sistema de monitorização das pescas – Jorge Santos
10/04/25 - 03:08 pm

Mindelo, 10 Abr (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, informou hoje, no Mindelo, que o Reino de Espanha está disposto a ajudar Cabo Verde na criação de um sistema de monitorização e fiscalização das pescas.

O governante, que visitou a Espanha entre 30 de Março e 04 de Abril, explicou que na agenda de contactos deslocou-se ao Centro de Seguimento Pesqueiro, cuja função é monitorar toda a frota pesqueira espanhola que actua na zona económica exclusiva de Cabo Verde, mas também em todo o Oceano Atlântico

“E com certeza que nós queremos e desejamos, e é útil que haja esse centro de monitorização também aqui em Cabo Verde. Nós vamos acompanhar com a cooperação espanhola para a montagem do centro de monitorização e fiscalização de toda a frota cabo-verdiana”, ressaltou a mesma fonte.

A sua implementação, acrescentou, vai coadjuvar o trabalho já feito pelo Centro de Operações de Segurança Marítima (Cosmar), da Guarda Costeira.

“Agora é uma questão de fazer o ‘upgrading’ necessário dentro do sistema para aproximar-nos cada vez mais do ideal”, considerou Jorge Santos.

A parceria, conforme a mesma fonte, deve agora constar de um acordo de cooperação bilateral a ser assinado entre o arquipélago e Espanha, com foco em três áreas.

Primeiramente, a valorização do capital humano, investigação científica e oceanográfica, e ainda desenvolvimento da pesca e aquacultura, e industrialização, comercialização e logística em Cabo Verde.

Durante a conferência de imprensa, Jorge Santos enumerou outros pontos constantes da sua agenda em Espanha, por exemplo, a visita à lota do Porto de Vigo, que considerou ser uma “instituição muito importante” e com quem o executivo está a colaborar para criar as lotas do Mindelo, da Praia e de São Nicolau, as três lotas em fase de implementação.

O ministro e a comitiva que o acompanhou estiveram ainda a visitar um estaleiro naval privado, na zona da Galicia, que, conforme o governante, mostrou-se interessado em participar em todos os concursos cabo-verdianos para construção de navios.

Jorge Santos levantou a possibilidade de cooperação com esse estaleiro com nome no mercado, inclusive construiu o navio de exploração marítima “Ocean Explorer”, que esteve recentemente em Cabo Verde, e neste momento está a fabricar o “Oceano Azores”, de Portugal.

Conforme a mesma fonte, todos estes pontos de cooperação devem ficar esclarecidos durante a visita de uma missão espanhola, que deve acontecer no mês de Junho.

Uma comitiva na qual deve estar presente o ministro espanhol de Agricultura, Pesca e Alimentação, Luís Planas Puchades.

LN/CP

Inforpress/Fim

Partilhar