
Mindelo, 11 Set (Inforpress) – A Associação de Peixeiras do Mindelo tem, até o dia 13, abertas as inscrições para participação no programa “Voz d’nha Zona” que pretende formar jovens para defender e exigir o cumprimento dos direitos e deveres das comunidades.
Trata-se de um programa, conforme informações da associação, para 25 jovens de São Vicente interessados em representar, defender e exigir o cumprimento dos direitos e deveres das comunidades e empoderar-se em matéria de associativismo e liderança comunitária.
O foco principal do programa, segundo a mesma fonte, é voltado para temáticas relacionadas com género, desigualdades e Violência Baseada no Género (VBG).
De igual modo, sublinhou, pretende-se envolver os jovens num plano de açcão comunitário de combate à VBG e apoiar as associações comunitárias no serviço prestado às comunidades, como forma de as empoderar em matéria de associativismo e liderança comunitárias.
O programa inclui formação prática nestas duas matérias, que vão ser dinamizadas pelas sociólogas Dorisa Évora e Patrícia Silva, bem como workshops em produção de vídeos de um minuto e de criação de `beats´ de hip-hop.
Os encontros estão marcados para as terças e quintas feiras, de 17 de Setembro a finais de Novembro, no Mindelo Escola Internacional de Arte (M_EIA), situado no Liceu Velho, antigo Liceu Gil Eanes.
Esta iniciativa faz parte do projecto "Promoção de uma cadeia de pesca integral mais inclusiva e sustentável que favoreça o acesso aos direitos das mulheres e dos jovens no litoral de São Vicente- Amdjer d´Txeu Luta" (Mulher de muita luta, em português).
O programa é implementado pela Associação de Peixeiras do Mindelo (APM), em parceria com as organizações Paz e Desenvolvimento, e Coopera, e financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar