Aldeias SOS de Cabo Verde contemplada com 22 bolsas integrais para jovens em situação de vulnerabilidade

Inicio | Sociedade
Aldeias SOS de Cabo Verde contemplada com 22 bolsas integrais para jovens em situação de vulnerabilidade
08/08/25 - 12:43 pm

Cidade da Praia, 08 Ago (Inforpress) – A Aldeias SOS de Cabo Verde formalizou, hoje, nos Açores, um acordo multilateral com instituições de formação profissional que prevê a concessão de 22 bolsas de estudo integrais para jovens participantes do programa de cuidado da organização. 

Segundo adiantou o director nacional da Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde, Ricardo Andrade, que se encontra na ilha Terceira, Açores, o acordo integra também o Consulado de Cabo Verde nos Açores.

Explicou que a assinatura deste acordo é fruto de uma primeira missão realizada em Abril deste ano aos Açores, que permitiu estabelecer contactos e criar novas parcerias, com o apoio do cônsul honorário de Cabo Verde na ilha Terceira.

“A partir daí, conseguimos mobilizar 21 bolsas, que poderão chegar a 24, para os jovens iniciarem a formação profissional já em Setembro”, adiantou, acrescentando que as bolsas abrangem áreas como acção social, saúde, farmácia e tecnologias, de acordo com os interesses dos participantes.

Assegurou que os beneficiários não se limitam aos jovens internos nas Aldeias Infantis SOS, abrangendo também adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade do programa de reforço familiar da instituição, especialmente da ilha do Fogo e da cidade da Praia.

A formalização do acordo envolve a Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, a Escola Profissional da Praia da Vitória e o Instituto de Educação Técnica Açores (INETESE) e o Consulado de Cabo Verde nos Açores que terá um papel essencial no acompanhamento e apoio aos bolseiros durante os dois anos da formação.

“Este acordo constitui uma abertura de portas e este primeiro grupo de jovens tem uma grande responsabilidade e perspectiva-se aqui a sua continuidade sendo que já está em conversação a possibilidade de, no próximo ano, virmos a ter bolsas de estudos para o ensino superior, através da Universidade dos Açores”, apontou.

Adiantou que a assinatura do acordo contou também com a presença da presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que manifestou interesse em explorar outras áreas de cooperação com as Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde

Ricardo Andrade frisou que esta colaboração é fundamental para a sustentabilidade programática da instituição e para reforçar os fundos que asseguram o seu trabalho junto de crianças e jovens em situação de risco.

Na ocasião, realçou que a celebração deste acordo contou com o forte relacionamento institucional entre a Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde, o Consulado de Cabo Verde nos Açores e a Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo.

AV/HF

Inforpress/Fim

Partilhar