São Filipe: Câmara analisa integração de jardins infantis geridos pelos Padres Capuchinhos na rede municipal

Inicio | Sociedade
São Filipe: Câmara analisa integração de jardins infantis geridos pelos Padres Capuchinhos na rede municipal
09/08/25 - 10:40 am

São Filipe, 09 Ago (Inforpress) – O presidente da Câmara de São Filipe, Nuias Silva, confirmou, sexta-feira, que a autarquia recebeu um pedido formal da custódia dos padres capuchinhos para integrar à rede municipal os jardins de infância sob a gestão da congregação religiosa.

Segundo o autarca, a proposta está em fase de análise e confirmou que a autarquia recebeu uma carta do custódio dos padres capuchinhos, mostrando abertura e pedindo que a câmara avalie a possibilidade de integrar sete jardins infantis à esfera municipal.

Actualmente, a câmara administra directamente sete jardins de infância e já arca com os custos operacionais, incluindo a remuneração total das monitoras, de mais dois estabelecimentos pertencentes à Igreja e por isso, o presidente considera que, no momento, a integração imediata de novas unidades representa um desafio orçamental.

“Não temos, neste momento, condições de poder, a meio do ano, sem um orçamento previsto, garantir uma resposta positiva imediata, mas vamos analisar com seriedade”, assegurou Nuias Silva.

O edil sublinhou que a prioridade da câmara é assegurar que nenhuma criança fique de fora do sistema de educação pré-escolar, reconhecendo a importância desta fase no desenvolvimento educacional.

“Vamos dialogar com a igreja, com a custódia dos padres capuchinhos, com a nossa diáspora e com todos os nossos parceiros para ver se conseguimos criar as condições para garantir a continuidade do funcionamento destas unidades, que têm desempenhado um papel extremamente importante”, advogou Nuias Silva.

A decisão final deverá ser conhecida nos próximos dias, após a conclusão da avaliação com os parceiros institucionais e a comunidade emigrada, que tem sido um importante suporte para projetcos sociais e educativos no município.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar