
Mindelo, 07 Dez (Inforpress) - O Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof) pediu hoje, em comunicado, ao Ministério da Educação para que seja dada uma “atenção especial e estratégica” à formação contínua dos professores, neste ano de 2026.
Esta mensagem do sindicato foi divulgada hoje, dia do arranque das actividades lectivas do 2.º trimestre do ano lectivo 2025/2026, em conformidade com o calendário emitido pelo Ministério da Educação.
De acordo com o comunicado, a que a Inforpress teve acesso, o sindicato explicou que num contexto de constantes mudanças pedagógicas, tecnológicas e sociais, investir na actualização permanente dos docentes “não é um luxo”.
Conforme a mesma fonte, a formação contínua dos professores é “uma necessidade urgente” para garantir “a qualidade do ensino e o sucesso educativo” dos alunos.
Pelo que, considerou, a formação contínua deve ser regular e acessível a todos os professores, alinhada com os desafios reais da sala de aula, reconhecida na progressão da carreira docente e assumida como um pilar central das políticas educativas.
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar