Santo Antão: Estátua de São João Baptista vai ser erguida na cidade do Porto Novo

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Estátua de São João Baptista vai ser erguida na cidade do Porto Novo
14/01/26 - 11:11 pm

Porto Novo, 14 Jan (Inforpress) – Uma estátua de São João Baptista, santo padroeiro da freguesia do mesmo nome, com sede na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, vai ser erguida nesta urbe, anunciou hoje a edilidade porto-novense.

Uma nota da autarquia, a que a Inforpress teve acesso, indicou que se realizou esta quarta um encontro entre a câmara municipal do Porto Novo, a Paróquia de São João Baptista e o escultor António Luísa, cujo propósito foi “concertar orientações para a concepção da estátua” e analisar a sua possível localização. 

Além do encontro, efectuou-se ainda uma visita ao terreno e foi consensualizada a pré-seleção da localização da estátua em Morro Braz, “atendendo aos seus atributos paisagísticos, à visibilidade estratégica e à adequação ao significado simbólico da obra”.

A ideia de erguer uma estátua de São João Baptista na cidade do Porto Novo, adianta a nota, surge  “num contexto de valorização do património cultural, espiritual e identitário” deste município, que reconhece a figura do santo padroeiro “como um símbolo profundamente enraizado na memória coletiva, na vivência religiosa e nas tradições locais”.

 

 

 

 

 

“Para além da sua dimensão espiritual e simbólica, o projecto enquadra-se igualmente numa perspetiva de desenvolvimento económico e turístico, enquanto potencial pólo de atração cultural, religiosa e paisagística”, refere ainda a mesma fonte.

A festa de São João Baptista é a maior manifestação popular do município do Porto Novo e é uma das maiores do país celebrada a 24 de Junho.

O ponto alto das festividades acontecem no dia 23 de Junho com a realização da peregrinação de milhares de fiéis num percurso de 24 quilómetros entre Ribeira das Patas e a cidade do Porto Novo,. transportando a imagem do santo aos ombros. 

As festas de São João, cuja imagem terá chegado a Cabo Verde em 1616 (século 17), passaram a ser celebradas no concelho do Porto Novo a partir de 1898, com a criação da paróquia local, com sede na Ribeira das Patas.

A sede da paróquia foi transferida em 1962 para a cidade do Porto Novo, com a elevação do então posto administrativo do Porto Novo à condição de concelho.

 

 

 

As festividades de São João no Porto Novo foram elevadas, em 2013, à condição de património cultural imaterial municipal e, em 2017, a património cultural imaterial nacional.

 

A Câmara Municipal do Porto Novo e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas dizem estar a “trabalhar na preparação do dossier da candidatura” das festas de São João a património imaterial da humanidade. 

 

O ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Augusto Veiga, já tinha prometido, em finais de 2024, durante uma visita a Porto Novo, trabalhar com a câmara e com os promotores das festas na internacionalização das festas de São João, “associando esta manifestação popular ao turismo”.

O Governo já prometeu também concluir o museu nacional das romarias, cujas obras estão paradas desde 2014, por falta de financiamento.

M/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar