Mindelo, 09 Jul (Inforpress) - O vereador do pelouro do Saneamento da Câmara Municipal de São Vicente disse hoje que mais de 90 por cento (%) do levantamento de asfalto na ilha tem sido causado por intervenções da Electra nas vias.
José Carlos da Luz garantiu que as ruas esburacadas nada têm a ver com a má qualidade do asfalto.
Segundo o autarca, às vezes há rupturas na distribuição de água, porque em São Vicente há uma grande perda na rede de distribuição de água, mas as infra-estruturas não são da câmara.
Explicou que a Electra tem necessidade de fazer intervenções, mas assegurou que a câmara municipal já realizou um levantamento dos pontos afectados, não só na rotunda em frente ao campo de ténis, mas em várias outras ruas e artérias do Mindelo, onde a empresa fez intervenções.
“A Electra, juntamente com a câmara, vai reunir-se para fazer a asfaltagem dessas anomalias que têm feito na estrada, em consequência do rebentamento de tubos e de condutas de água”, assegurou.
Questionado sobre a responsabilização que a autarquia tem imputado à Electra, José Carlos da Luz afirmou que a empresa está “consciente que deve fazer a reposição do asfalto em betuminoso”, e que continuará a dialogar, porque o diálogo é a "melhor arma" para resolver a situação.
“Nós temos de dialogar e a empresa está consciente da situação. Repare que a asfaltagem não é feita para ligar central. Tem de ter um conjunto de trabalhos que justifiquem e nós, de certeza, vamos fazer novamente a asfaltagem dessas aberturas feitas”, afirmou.
Sobre os sucessivos vazamentos de esgoto um pouco por toda a cidade do Mindelo, o vereador do saneamento esclareceu que a rede pública em São Vicente não foi dimensionada para redes industriais.
No entanto, acrescentou, devido a um conjunto de infra-estruturas que surgiram há maior descarga na rede pública que também é congestionada pelo mau uso.
“Nós temos encontrado alguns materiais na rede pública, não são águas residuais, e nós temos de sensibilizar as pessoas para que possam usar a rede pública e descartar a água de uma forma mais correta”, aconselhou José Carlos da Luz, para quem a câmara vai dando respostas a estas situações e planeia adquirir mais um caminhão para responder às necessidades.
Quanto à paragem das obras de calçamento da estrada de Ribeira de Vinha, o vereador justificou que a câmara já fez o calcetamento para a ligação da rede viária da Ribeira de Vinha, passando para lixeira, até à Ribeira de Julião e agora estão a fazer o calçamento da via Ribeira de Vinha -Txon d’Holanda.
Mas disse que a paralisação da obra se deve ao déficit de perdas de calçada, explicado pela falta de cabouqueiros capazes de responder à demanda de pedras para o calcetamento.
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar